O incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, durante a noite do último domingo (2) foi controlado por volta das 3 horas da manhã desta segunda (3). Quase 8 horas depois do início do incêndio, os bombeiros continuam na Quinta da Boa Vista, onde o museu fica localizado, fazendo o trabalho de rescaldo e de combate a outros focos de fogo.

À Agência Brasil, o diretor de Preservação do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, João Carlos Nara, afirmou que o incêndio causa um “dano irreparável” ao acervo e às pesquisas nacionais.

“Infelizmente a reserva técnica, que esperávamos que seria preservada, também foi atingida. Teremos de esperar o fim do trabalho dos bombeiros para verificar realmente a dimensão de tudo”, afirmou o arquiteto e historiador.

O MUSEU

O Museu Nacional reunia um acervo de mais de 20 milhões de itens – o quinto maior acervo do mundo. Além de coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia, o museu abrigava a maior coleção de múmias egípcias das Américas.

No local, também estava Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas, que remete a 12 mil anos, e representa uma jovem de 20 a 24 anos, e o esqueleto do Maxakalisaurus topai, maior dinossauro encontrado no Brasil.

O Museu Nacional foi criado por Dom João VI, em 1818, sendo a instituição científica mais antiga do país. O Palácio de São Cristóvão, que abrigava o museu, foi a residência das famílias real portuguesa e imperial brasileira e sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891.

 

Com informações da Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • UFS aprova 27 propostas em chamada pública nacional do CNPq

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Pró-Reitoria [...]

  • Governo do Estado investe na rede de saúde e avança no atendimento à população

    O Governo do Estado registrou avanços significativos ao longo da [...]

  • PF faz nova operação contra crime organizado que lava dinheiro com combustíveis

    A Receita Federal, em conjunto com órgãos parceiros, deflagrou nesta [...]

  • Petrobras aprova proposta técnica da SBM e Projeto Sergipe Águas Profundas avança

    A Petrobras deu um passo decisivo para avançar no Projeto [...]

  • Prefeitura fomenta emprego e renda com qualificação assertiva e políticas públicas de empregabilidade

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de [...]