A seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) voltará a ser feita por prova em 2027. O edital prevê mais de 1.300 vagas em dez campi, destinadas a estudantes que concluíram o ensino fundamental ou estão terminando o 9º ano. As oportunidades estão distribuídas entre Aracaju, São Cristóvão, Estância, Lagarto, Propriá, Socorro, Itabaiana, Tobias Barreto, Glória e Poço Redondo. Os aprovados cursam, ao mesmo tempo, o ensino médio e a formação técnica escolhida.
Há opções em áreas como Química, Alimentos, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Agropecuária, Informática, Administração, Agronegócio, Energias Renováveis e Desenvolvimento de Sistemas. As vagas variam conforme o curso e o campus, e parte delas é destinada às modalidades previstas pela política de cotas e por ações afirmativas próprias do instituto.
Inscrições e prova
As inscrições são gratuitas e exclusivamente pela internet, entre 5 de outubro e 3 de novembro de 2026, no Sistema Gestor de Concursos do IFS. Cada candidato poderá fazer apenas uma inscrição e deverá escolher campus, curso e turno. Depois do encerramento do período de inscrição, não será permitida a troca dessas opções. O cartão com o local de prova ficará disponível a partir de 16 de novembro.
A prova está marcada para 29 de novembro, das 10h às 12h, e terá 20 questões objetivas, sendo dez de Língua Portuguesa e dez de Matemática. Os portões serão abertos às 9h e fechados às 9h50. A classificação será feita pela pontuação obtida no exame e, em caso de empate, serão considerados, nessa ordem, o desempenho em Português, a nota de Matemática, a maior idade e o menor número de inscrição.
O edital prevê uma exceção à aplicação da prova. Nos cursos em que o número de inscritos for igual ou inferior ao total de vagas, os candidatos não precisarão fazer o exame e serão considerados aprovados desde que atendam aos requisitos de ingresso e cumpram as demais etapas previstas para matrícula.
Pelo menos 50% das vagas são reservadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, com subdivisões que consideram renda, pertencimento étnico-racial e pessoas com deficiência. O edital também destina 5% das vagas da ampla concorrência a pessoas com deficiência e prevê vagas para participantes do programa Partiu IF. Todos os candidatos inscritos pelas cotas concorrem primeiro às vagas da ampla concorrência e, caso não sejam classificados nessa modalidade, seguem para a respectiva reserva.
Acesse o edital em, clique aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • IFS oferta mais de 1.300 vagas para cursos técnicos integrados

    A seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio [...]

  • Bets têm até dia 7 para informar saldo devido a quem não houver feito retirada

    Raffa Neddermeyer/Agência Brasil Quem não sacar por conta própria até [...]

  • Fenabrave: emplacamentos passam de 500 mil e batem recorde em setembro

    Emplacamentos de veículos bateram recorde para o mês, em setembro. [...]

  • Campanhas de presidenciáveis se reúnem para traçar estratégia no 2º turno

    A disputa pela Presidência da República será decidida em segundo [...]

  • Presença da Guarda Municipal reforça segurança na região central de Aracaju

    Operação reúne patrulhamento preventivo, abordagens e videomonitoramento; entre 2025 e [...]