O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima uma safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano: 261,5 milhões de toneladas. A previsão é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado em abril, o que aumentou em 1% o cálculo feito na pesquisa de março.

Caso a previsão se confirme, o Brasil encerrará o ano com uma expansão de 3,3% (ou 8,3 milhões de toneladas a mais) na safra, em relação a produção do ano passado. A área colhida deve ser 4,9% maior do que a de 2021.

A alta de 2022 em relação a 2021 decorre da expansão esperada de 11,6% no algodão herbáceo em caroço (com safra de 6,5 milhões de toneladas), de 1,4% para o trigo (safra de 7,9 milhões) e de 27,5% para o milho (safra de 111,9 milhões).

Paralelamente, há projeção de queda de 12,2% para a soja (com safra estimada de 118,5 milhões) e de 8,5% para o arroz em casca (safra de 10,6 milhões).

Outras lavouras

Além dos cereais, leguminosas e oleaginosas, a pesquisa também faz estimativas para outros produtos importantes. São esperados aumentos para as safras de cana-de-açúcar (19%), café arábica (16,7%), café canephora (3,3%), laranja (2%) e banana (1,5%).

Segundo o IBGE, são estimadas quedas nas safras de mandioca (-2,7%), tomate (-7,8%), uva (-12,2%) e batata-inglesa (-5,5%).

 

 

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Belivaldo entrega nova sede da Delegacia Regional de Propriá (SE)

     O intuito é garantir melhores condições de trabalho e atendimento [...]

  • Concluída reestruturação de trecho da Rodovia SE-170 em Itabaiana

    Moradores de Campo do Brito se mostram satisfeitos com recuperação [...]

  • Capacete Elmo: dispositivo criado no Brasil ajuda a reduzir em 60% intubação em pacientes com pneumonia

    Chamado de capacete Elmo, o respirador não invasivo idealizado pelo [...]

  • Pesquisadores conseguem cultivar plantas em solo lunar

    Pela primeira vez, cientistas conseguiram cultivar plantas em amostras de [...]

  • ‘Método Canguru’ passa a ser celebrado em calendário oficial de Sergipe

    No dia 15 de maio será celebrado o “Dia Internacional [...]