O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizou, nesta quarta-feira, 27, no auditório da unidade, a oficina do Plano de Contingenciamento Hospitalar para Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). A iniciativa reuniu gestores e profissionais de áreas estratégicas do hospital com o objetivo de fortalecer protocolos internos de resposta rápida em situações de grandes acidentes e catástrofes. A ação é coordenada pela Força Estadual do SUS (FE-SUS), em parceria com o Huse e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), e prevê ainda a realização de simulados internos e um grande exercício prático previsto para ocorrer em Aracaju no mês de outubro.

De acordo com o coordenador da Força Estadual do SUS, Marcos Fonseca, a proposta é estruturar um protocolo eficiente para situações críticas envolvendo grande número de vítimas. “Nesse primeiro momento, a gente vai realizar uma oficina com todo o conteúdo teórico. Em seguida, junto com equipes do Huse e voluntários da Força Estadual, vamos construir e aprovar o plano de contingenciamento para atendimento de IMV. Depois, faremos um simulado interno e, por fim, um grande simulado em Aracaju para colocar esse plano em teste”, explicou.

O superintendente do Huse, Rilton Morais, destacou a importância da preparação não apenas para o hospital, mas para toda a rede estadual de saúde. “Essa ação é muito importante não somente para o Hospital de Urgência de Sergipe, mas também para toda a rede de atendimento de saúde do Estado. Estamos preparando as equipes para situações de grandes acidentes e catástrofes, garantindo um atendimento mais rápido, eficiente e seguro à população sergipana”, afirmou.

Durante a programação, os participantes discutiram estratégias de assistência, logística e coordenação em cenários simulados, como desmoronamento de igreja e colisão entre ônibus com dezenas de vítimas. Também foram abordados temas como preparo hospitalar, princípios do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e fluxos internos de atendimento.

Para o gerente da Ala Azul do Pronto-Socorro do Huse, Jonathas Teixeira, o treinamento é essencial para aprimorar a organização e a resposta das equipes em situações críticas. “A oficina de preparo hospitalar para IMV existe exatamente para que a gente possa se preparar hoje para situações de crise no futuro. Aqui, alinhamos fluxos, testamos a comunicação, definimos o papel de cada profissional e fortalecemos a assistência prestada aos pacientes. Em incidentes com múltiplas vítimas, tempo é vida”, ressaltou.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Jorge Santos, CEO da Cohab Premium, participa do maior summit de tokenização imobiliária da América Latina

    A transformação digital do mercado imobiliário esteve no centro das [...]

  • Huse discute plano de contingenciamento para fortalecer assistência voltada a incidentes com múltiplas vítimas

    O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho [...]

  • Entenda PEC que acaba com escala 6×1: mais tempo livre e mesmo salário

    A proposta de emenda à Constituição (PEC), aprovada na Câmara [...]

  • Advogado sergipano acompanha debate sobre blockchain e futuro do mercado imobiliário em evento nacional

    As transformações provocadas pela tecnologia blockchain no mercado imobiliário estiveram [...]

  • Personalização do Mais Aracaju Pré-pago facilita bloqueio em caso de perda

    Serviço online facilita bloqueio do cartão e transferência de créditos [...]