O Hospital Primavera deu um mais um passo importante nos procedimentos cirúrgicos, e no mês de março, foi realizada pela 1ª vez no estado de Sergipe, a cirurgia de Enucleção Endoscópica Prostática com Thulium Fiber Laser, em quatro pacientes com idade acima de 60 anos.
É uma técnica cirúrgica minimamente invasiva usada para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição comum em homens mais velhos que causa dificuldade em urinar, e traz uma série de benefícios, como o menor tempo de internação hospitalar (média de um dia), a redução do risco de sangramento intraoperatório e pós-operatório, menor recidiva ao longo dos anos, e pode ser realizada em pacientes que usam anti agregantes plaquetários e anticoagulantes sem a necessidade de suspensão destes.
O urologista e gerente médico do Centro Cirúrgico da Rede Primavera, Dr. Breno Amaral, explica que com o avanço tecnológico do laser, é possível tirar toda a parte que cresce, promovendo melhor qualidade de vida e um padrão urinário adequado. À medida que o organismo envelhece, os sintomas dessa condição podem piorar. Nos pacientes que o tratamento medicamentoso não foi eficaz ou há complicações relacionadas a HPB, a cirurgia é indicada.
“Quero agradecer a todos que participaram desse momento importante para Urologia Sergipana. A introdução do laser de alta potência na nossa rotina permite um avanço importante em cirurgias prostáticas e para cálculos renais”, concluiu dr. Breno.