Com quase dois meses de funcionamento, o Hospital do Câncer de Sergipe Marcelo Déda Chagas (HCS), em Aracaju, já ultrapassou a marca de 2.600 atendimentos, sendo 1.800 procedimentos quimioterápicos e 809 atendimentos ambulatoriais, consolidando-se como um importante reforço à rede de assistência oncológica do estado. Nesta primeira fase, a unidade colocou em operação o serviço de quimioterapia para adultos e iniciou os atendimentos ambulatoriais, ampliando o acesso ao cuidado especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os pacientes atendidos está a aposentada Maria Luzia Santana, de 61 anos, que está em tratamento oncológico há 15 anos. Para ela, o Hospital do Câncer representa um espaço organizado e acolhedor no enfrentamento da doença. “A descoberta do câncer veio depois de uma mamografia. Desde então, sempre fiz todo o tratamento pelo SUS. No Hospital do Câncer é ainda mais confortável, o espaço é mais amplo e isso faz diferença para quem passa tanto tempo em tratamento. Foi algo muito bom que o governo fez por nós que enfrentamos essa doença, e ter mais conforto ajuda muito nesse processo”, relatou a aposentada.

Quem compartilha do mesmo sentimento é o paciente José Joaquim dos Santos, de 70 anos, que descobriu sua doença após sentir dores no estômago. “Tem uns seis meses que dei início ao meu tratamento e estava sendo assistido no Huse. Gostei muito do hospital novo, é mais espaçoso e oferece mais conforto, o que faz muita diferença para quem passa tanto tempo em tratamento. Saber que existe um hospital específico para cuidar de pacientes como eu é muito bom, não só para mim, mas para todos”, considerou.

O paciente José Sérgio dos Santos também destacou a importância do atendimento recebido na unidade. “Comecei a sentir muitas dores na barriga e dificuldade para ir ao banheiro. Após fazer exames, descobri um tumor no intestino e fiquei bastante abalado. Procurei atendimento e fui encaminhado imediatamente para a cirurgia, que foi um sucesso, graças a Deus. Atualmente, estou em tratamento quimioterápico, com seis sessões previstas, e já estou na segunda. O atendimento aqui é maravilhoso. Um hospital como esse faz toda a diferença, porque o câncer é uma doença muito agressiva. Essa unidade chegou na hora certa e irá ajudar muitas pessoas”, comentou.

Próximos passos

Atualmente, a unidade realiza o serviço de quimioterapia para adultos e iniciou os atendimentos ambulatoriais. De acordo com o coordenador de Implantação de Serviços do HCS, Roberto Gurgel, os próximos passos incluem a implantação das equipes de cirurgia oncológica, com especialidades como cabeça e pescoço e oncologia cirúrgica, que passarão a realizar atendimentos ambulatoriais no hospital. “Todo esse processo está sendo conduzido de forma gradual, justamente para garantir segurança em todas as etapas. A oncologia exige planejamento, estrutura e uma rede de atendimento bem definida. Não se trata apenas de transferir serviços, mas de assegurar que tudo o que foi planejado seja executado com absoluta segurança para o paciente”, destacou.

Além da estrutura física moderna, o Hospital do Câncer de Sergipe conta com um sistema de prontuário eletrônico, implantado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que contribui para dar mais agilidade e segurança ao atendimento. Somado à tecnologia, o acolhimento humanizado, a atuação de profissionais capacitados e um ambiente estruturado e confortável têm colaborado de forma significativa no enfrentamento da doença e no processo de busca pela cura.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hospital do Câncer de Sergipe ultrapassa 2.600 atendimentos e fortalece a assistência oncológica no estado

    Com quase dois meses de funcionamento, o Hospital do Câncer [...]

  • Prefeitura de Aracaju decreta ponto facultativo para os dias de carnaval

    A Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo nos dias 16, [...]

  • Natulab marca presença estratégica no Carnaval 2026 e consolida sua atuação como aliada do bem-estar em todos os momentos da vida

      A Natulab Farmacêutica, empresa brasileira com operação nacional e [...]

  • Petrobras bate recorde de produção e amplia exportações em 2025

    A Petrobras encerrou 2025 com a maior produção de petróleo [...]

  • VEM AI A IV FLITA – FEIRA DO LIVRO DE ITABAIANA, NOS DIAS 24 A 26 DE ABRIL DE 2026 NO SHOPPING PEIXOTO EM ITABAIANA.

    A FLITA É ORGANIZADA POR O ESCRITOR NA LIVRARIA, QUE [...]