
O Hospital do Câncer de Sergipe, localizado no bairro Capucho, em Aracaju, já alcançou mais de 90% das obras físicas concluídas. Com o investimento de mais de R$170 milhões, a nova unidade tem conclusão prevista para agosto de 2025 e representa a concretização de um sonho no fortalecimento da assistência e tratamento de câncer no estado. Nesta quinta-feira, 3, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma visita ao hospital junto a alguns pacientes oncológicos a fim de verificar o andamento da obra.
O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou que a fase final das obras físicas simboliza esperança aos pacientes oncológicos. “O Hospital do Câncer de Sergipe transformará o sonho em realidade, garantindo uma assistência ainda mais qualificada em uma unidade direcionada integralmente ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado, com uma estrutura moderna e acolhedora que a população sergipana merece”, frisa.
A nova unidade conta com uma estrutura ampla e modernização de ponta com 136 leitos de internação hospitalar, distribuídos em dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 103 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.
Além disso, o hospital terá 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento) e 74 poltronas dedicadas ao setor de quimioterapia, garantindo um atendimento completo e humanizado para os pacientes oncológicos.
Esperança
O avanço das obras do Hospital do Câncer traz o sentimento de esperança a muitos pacientes oncológicos. Entre eles, está Edilma Santos, que visitou a nova unidade. Ela relatou que há oito anos realiza o tratamento contra o câncer de mama, e que acompanhar as obras é de uma emoção muito grande. “A estrutura hospitalar é de ponta, o que mostra o comprometimento do Governo do Estado em garantir um atendimento qualificado. Nós, pacientes oncológicos, precisamos de carinho, amor e acolhimento e sei que o Hospital do Câncer de Sergipe proporcionará. Me sinto muito feliz e radiante por testemunhar a realização de um sonho e só tenho agradecer a gestão por ter essa sensibilidade ao setor de oncologia do estado”, considera.
Quem compartilha do mesmo sentimento é a paciente Andréia Gomes. “Descobri o câncer de mama ao realizar o autoexame, foi quando fui atrás da unidade de saúde para iniciar o meu tratamento com a quimioterapia, radioterapia e a cirurgia. É muito desafiador o tratamento de câncer e ver o hospital do câncer praticamente concluído representa uma realidade onde muitos pacientes serão assistidos de forma qualificada”, conta.
Já Luciene Cruz se emocionou ao ver o sonho tomando forma. “Estou muito emocionada, pois, há sete anos, enfrento essa luta e, hoje, me sinto muito feliz ao ver de perto a alta qualidade e organização que a unidade irá proporcionar. Só quem passa pelo tratamento oncológico sabe como é desafiador e angustiante em muitos momentos e a entrega da unidade vai ajudar muita gente”, enfatiza.
Fonte, Secom – Estado