
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem investido na modernização do parque tecnológico dos hospitais regionais dos municípios sergipanos. Com recurso próprio e de emenda, os investimentos somam mais de R$8 milhões para assegurar uma assistência cada vez mais qualificada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os investimentos, está a aquisição de 80 ventiladores mecânicos a serem distribuídos nos hospitais regionais dos municípios de Estância, Propriá, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana. Assim como as unidades regionais, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) também receberam ventiladores que auxiliarão na condução de pacientes críticos.
O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou a importância dessa modernização. “Esse equipamento é fundamental para o tratamento de pacientes com dificuldades respiratórias. A renovação do parque tecnológico representa um avanço importante na estrutura da nossa rede pública de saúde, o que reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir um atendimento mais qualificado, seguro e humanizado para toda a população sergipana”, pontuou.
Dos 80 ventiladores adquiridos, 30 são equipados com tecnologia de oxigenoterapia, que permite o fornecimento de ar aquecido, umidificado e enriquecido com oxigênio, de forma não invasiva. Esse suporte respiratório oferece mais conforto ao paciente e pode ser utilizado em diversas situações clínicas, como em casos de insuficiência respiratória grave, bronquiolite aguda após a extubação traqueal e em cuidados paliativos.
Outros investimentos
Além dos ventiladores, os hospitais regionais também receberam 30 mesas cirúrgicas eletro hidráulicas destinadas para cirurgia geral e a realização de outros procedimentos que serão distribuídas no Hospital da Polícia Militar (HPM), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Huse e nos hospitais regionais de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro.
Fonte, Secom – Estado.