HU-UFS e o HUL-UFS, vinculados à Rede Ebserh, receberam a série “Diálogos Correcionais”, uma iniciativa de palestras e capacitação promovida pela Corregedoria-Geral da Ebserh, com o objetivo de fortalecer as competências de todos os servidores nas melhores práticas que envolvem conduta, disciplina, liderança e gestão no âmbito da ideia de correição.

Durante a programação, os participantes ouviram falas do corregedor-geral da Ebserh, Ricardo Gomes, e do ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, numa dinâmica de quatro encontros em cada um dos hospitais: um momento com os gestores; um bate-papo com os empregados; uma reunião com os membros de comissões disciplinares; e uma conversação com a ouvidoria e a auditoria das unidades hospitalares.

De acordo com o corregedor-geral da Ebserh, Ricardo Gomes, o projeto busca impactar positivamente na promoção de boas condutas dos empregados e aperfeiçoar os processos disciplinares da Rede. “Pretendemos colher bons frutos desse projeto, que nos permitirá criar uma bandeira correcional com a ampliação de uma estrutura para todas as filiais da Ebserh, a fim de diminuir o número de processos correcionais e aumentar o nível de conscientização do corpo funcional. Isso terá impacto direto na melhoria do clima organizacional, dos resultados dos hospitais e do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde [SUS]”, detalha.

O projeto busca impactar positivamente na promoção de boas condutas dos empregados

 No HU-UFS

 Na última terça-feira, 4, o HU-UFS iniciou a programação pela manhã com o workshop “Processos apuratórios na Rede Ebserh”, destinado aos membros de comissões disciplinares. À tarde, diversos servidores reuniram-se no Auditório do Anexo Hospitalar II para a palestra intitulada “Conduta e disciplina nos hospitais universitários.

Na quarta-feira, 5, o HU-UFS reuniu os gestores para duas palestras direcionadas aos líderes: “O papel da Ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh” e “Liderança, gestão e disciplina na Rede Ebserh”. No período da tarde, a visita foi encerrada com um encontro entre os gestores nacionais da Ebserh e o ouvidor e a auditora do hospital.

Para o superintendente do HU-UFS/Ebserh, Dalmo Correia Filho, a ação contribui para melhorar o serviço prestado pelos hospitais. “É aqui, na ponta, que o SUS se faz completo. Por isso, é relevante que todos nós servidores saibamos que a correição não deve ser vista como punição. A ideia é sempre orientar e educar para que as decisões tomadas no dia a dia sejam as mais acertadas”, destacou.

A chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFS/Ebserh, Genilde Gomes, classificou como positivo o estreitamento das relações entre os hospitais universitários e a Corregedoria-Geral. “Sempre precisamos de subsídios para melhorar a nossa performance como gestor. Além disso, pelo lado do empregado, é de extrema sensibilidade esse olhar para o colaborador que tem dúvidas e angústias e precisa ser ouvido”, ponderou.

Hospital Universitário de Lagarto também recebeu uma programação

No HUL-UFS

 Na quinta-feira, 6, o HUL-UFS recebeu a mesma programação do HU-UFS com algumas alterações na ordem de realização. Pela manhã, aconteceu o encontro com os gestores para as duas palestras dirigidas aos líderes: “O papel da Ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh” e “Liderança, gestão e disciplina na Rede Ebserh”. À tarde, os servidores compareceram ao Auditório do Centro de Simulações e Práticas (Censip), no Campus da UFS, para a palestra “Conduta e disciplina nos hospitais universitários”. Para aqueles que não puderam ir presencialmente, foi disponibilizada transmissão ao vivo do evento. Em seguida, os gestores nacionais da Ebserh encontraram-se com a ouvidora e o auditor da unidade hospitalar.

Nesta sexta-feira, 7, a visita termina no HUL-UFS com o workshop “Processos apuratórios na Rede Ebserh”, que visa capacitar os membros de comissões disciplinares.

A superintendente substituta do HUL-UFS, Camilla Santana, frisou que o projeto está alinhado com a estratégia da nova gestão da Ebserh de visitar todas as unidades hospitalares. “A realidade do hospital é muito dinâmica. Receber o corregedor-geral e o ouvidor-geral esclarecendo dúvidas quanto ao papel da ouvidoria, liderança, gestão e disciplina trouxe grandes ponderações e reflexões para toda a gestão do HUL-UFS e à forma de atuação de todos em situações diversas”, resumiu a gestora.

Presente à palestra, a chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HUL-UFS/Ebserh, Andria Almeida, disse ter se sentido gratificada com o evento. “É muito importante entendermos mais sobre como lidar no dia a dia com esses processos correcionais, inclusive para empreendermos outras tentativas de solução de problemas antes de qualquer tipo de investigação ou processo administrativo”, comentou.

O papel da Ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh foi uma das palestras

 Participação da Ouvidoria Geral

Como parte do encontro pensado para os gestores de ambos os hospitais, o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, ministrou a palestra “O papel da Ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh”. Para ele, a proposta pretende fortalecer a atuação das áreas de integridade da empresa no combate a todas as formas de assédio, discriminação e preconceito.

“Nessas conversas, conseguimos reforçar o papel da ouvidoria entre os líderes dos hospitais como área de acolhimento e escuta qualificada. Quando conversamos com gestores, conseguimos discutir propostas de melhoria dos serviços para os nossos usuários e empregados. A Administração Central da Ebserh quer conhecer cada vez mais as realidades locais e se aproximar das áreas de integridade para uma atuação sempre em rede”, explicou o ouvidor-geral.

Sobre os “Diálogos Correcionais”

O projeto “Diálogos Correcionais”, conduzido pela Corregedoria-Geral, compreende dois dias de encontros e palestras em cada uma das unidades hospitalares vinculadas à Ebserh para falar sobre apuração correcional com gestores e trabalhadores. O HU-UFS e o HUL-UFS foram o oitavo e o nono a serem visitados, respectivamente.

Até o final de 2024, a Corregedoria-Geral pretende levar a ação para todos os hospitais da Rede Ebserh.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]

  • Municípios: entidades alegam subfinanciamento em principais áreas de interesse da população

    Algumas das principais entidades que representam os municípios brasileiros alegam [...]

  • Dr. Fellipe Menezes participa de mentoria com médica expoente no tratamento de microvasos no Brasil

    Sempre em busca de aperfeiçoamento, o experiente cirurgião vascular Dr. [...]