Com o atraso, cerca de 400 testes de carga viral ainda não foram realizados

Para os portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV, cada dia é uma superação e para conviver melhor com a doença, o controle do vírus é fundamental. Porém, há cerca de dois meses, pacientes sergipanos vivem uma realidade enfrentada por muitos brasileiros que também estão em falta com o teste de carga viral.

O problema começou quando no final do mês de maio o Ministério da Saúde emitiu um comunicado recomendando que os testes de carga viral se restringissem a gestantes e crianças até 18 meses. O racionamento era reflexo da dificuldade do Ministério em adquirir novos kits através de licitações.

Em Sergipe em média, 400 testes ainda não foram feitos por conta da falta do material necessário. Atualmente no Estado, cerca de 5.800 pessoas convivem com o vírus, e com apenas um kit é possível realizar até 90 exames.

A situação do atraso na entrega do material é preocupante, visto que o teste é indispensável no diagnóstico da doença, bem como no acompanhamento da quantidade de vírus presente no organismo do paciente. Além disso, o teste auxilia na detecção de pacientes que desenvolveram resistência ao tratamento.

A situação de atraso foi registrada não apenas em Sergipe, mas também em diversos Estados como São Paulo, Pernambuco e Ceará.

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Thiaguinho na Praia” chega a Aracaju com programação musical e clima de verão

    A capital sergipana já começa a entrar no clima do [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques comenta decisão da Justiça que anula licitação do transporte coletivo

    A Justiça determinou a anulação da licitação do transporte coletivo [...]

  • Aos 91 anos, escritora Ailezz lança novo livro de poesia nesta quinta-feira em Aracaju

    A escritora e artista plástica Ailezz vai lançar o seu [...]

  • Projeto de Lei Complementar que altera regras sobre uso de recursos da concessão de água e esgoto é aprovado

    Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) [...]

  • Sergipe avança na transição energética e amplia estudos para infraestrutura portuária em 2025

    Em 2025, Sergipe consolidou passos decisivos para estruturar o Plano [...]