A pouco mais de um ano do pleito eleitoral de 2024, onde a população do município de Monte Alegre de Sergipe, no Alto Sertão Sergipano, deve escolher quem vai suceder a prefeita Marinez Silva Pereira Lino (Nena de Luciano), do Progressista, alguns nomes começam a surgir na situação e na oposição. O presidente da Câmara de Vereadores, Renaldo Henrique dos Santos, o Henrique de João Gogó (PSD), é um destes nomes, que já conta com alguns importantes apoiadores.

 

Natural de Monte Alegre de Sergipe, Henrique de João Gogó, 41 anos de idade, é comerciante e militante político. Casado com Eliana Oliveira há mais de 20 anos, pai de Pedro Henrique e Arthur Henrique, é filho do ex-vereador João Gogó e Helena, comerciante de roupas e armarinho (in memoriam). Henrique diz que seu gosto pela política começou aos seis anos de idade, nas eleições municipais de 1988, quando seguia seu pai nos comícios e carreatas do ex-prefeito Osmar Farias. “Com meus amigos Maruim, Gago de Zé Maninho, Gilson de Cartuchinho e tantos outros, fazíamos nossos carros de som com lata de óleo de cozinha vazias e frascos de desodorantes plásticos. Cortávamos e fazíamos os alto-falantes, caixa de papelão, bem como com os restos madeiras e fazíamos os caixotes. Pedaços de havaianas e madeiras eram cortados para construirmos os pneus… Rrsrsr… Então daí fui crescendo no meio político e seguindo os passos de meu pai”, disse emocionado.   

 

Segundo, Henrique seu primeiro cargo foi na junta de Serviço Militar, durante a gestão do prefeito Osmar (2001 a 2004), quando assumiu o almoxarifado e o controle de patrimônio por um ano e meio. Depois passou a trabalhar no setor de licitações até o final do mandato. De 2013 a 2016, Henrique assessorou o prefeito Tonhão e depois assumiu as secretarias de Gabinete e Obras. De 2017 a 2020, assumiu o cargo de vereador pela primeira vez pelo Partido Social Cristão (PSC). Em 2021, foi reeleito vereador pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 2023, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores com apoio do famoso G8, formado pelos vereadores Robson Santos, o Bicinho da Society (PP); Roberto Lima, o Betinho de Jocinha (PP); Odlavineg Lima, o Dr. Odilar (MDB); Ariosvaldo Dantas,o Tió da Baixa Verde (MDB); Cícero Santana, o Prof. Geonilton (PSD); Eliana Freitas, a Eliana de Macinho (PL) e Jailson Santana, o Jailson do Picolé (Podemos).

G8 (Foto: Divulgação)

Henrique de João Gogó destaca que o G8 está unido, ouvindo e conversando com todos os segmentos da sociedade monte-alegrense. “Temos bons nomes no agrupamento, uma forte representação na defesa dos interesses dos servidores e da população em geral, onde a mesma retribui confiando em nosso mandato e na forma de fazermos política. Isso nos deixa livres e dispostos a pensar em uma chapa majoritária puro sangue (prefeito e vice-prefeito). Também estamos alinhando com novos nomes para compor chapas proporcionais (vereadores). Continuaremos como nosso mandato na mesma pegada, dialogando com outras pessoas e lideranças que tenham o mesmo objetivo e pense no melhor para nossa agricultura, esporte, saúde, educação, geração de emprego e renda, fortalecimento do comércio local, levantar a autoestima de viver em nossos povoados e assentamentos, que há tempos vem sendo esquecidos pelas ações do Poder Público de nosso município”, frisou o presidente da Câmara de Vereadores de Monte Alegre de Sergipe. 

 

Sobre o apoio de lideranças estaduais, Henrique destacou que vem conversando e recebendo acenos de algumas lideranças, pois o G8 é formado por lideranças municipais, que apoiaram diversos candidatos para deputado estadual e para o cargo de deputado federal. “Jeferson Andrade; Janier Mota, suplente de senador; Pastor Heleno Silva… Todos têm conversado bastante comigo e buscando ajudar no fortalecimento da oposição em nosso município. Alguns empresários, feirantes e comerciantes locais de pequeno a grande porte, prefeitos e ex-prefeitos de cidades da região e até mesmo de outras regiões do estado, também veem nesse grupo um potencial de mudar o rumo da política de Monte Alegre. Alguns diálogos existem, mas não podemos revelar os nomes neste momento. No entanto, no decorrer do próximo ano, vamos alinhando e aos poucos o bloco vai entrar na rua. E com fé em Deus vai dar tudo certo. Não tenho milhões, pois como muitos costumam falar que para ser prefeito é preciso ter dinheiro para negociar com algumas lideranças e alguns eleitores. No entanto, eles esquecem que o povo está esperto para esse formato de política e vem mandando todos esses políticos que pensam assim para casa, dando espaço para nova política. Eu acredito que todos aqueles que sonham em mudar o rumo da política de Monte Alegre devem parar para ouvir nossas propostas e também devem contribuir para a verdadeira renovação. Venho há muito  tempo me preparando para esse momento e se for da permissão de Deus, não vai faltar de mim, um só minuto de compromisso, dedicação, lealdade, coragem e conhecimento no meio político, comercial e empresarial dentro e fora do estado para desenvolvermos parcerias mostrando que Monte Alegre Pode Mais. Será a luta de Davi contra a Golias e do tostão contra os milhões.

Foto: Divulgação

“Estou no PSD, pretendo continuar se for do interesse da legenda ter uma chapa majoritária em nosso município. Apoiei no primeiro e segundo turno o governador eleito Fábio Mitidieri. Já estive reunido com o ex-governador Belivaldo, falei do meu projeto para 2024 e do interesse na legenda, tenho me reunido e tratado o assunto com meu líder, o deputado estadual Jeferson Andrade, que é presidente da Assembleia Legislativa, o qual já demonstrou o interesse que eu continue no partido e vem me dado total apoio, para fortalecer o projeto de uma chapa majoritária”, ressaltou Henrique de João Gogó.  

 

Como vereador, Henrique de João Gogó se orgulha de algumas ações desenvolvidas. “Como parlamentar, destaco a conquista da reforma e ampliação do Centro Estadual de Excelência 28 de Janeiro, em parceria com a deputada Janier Mota, que atendeu nossas reivindicações e juntos levamos o pedido dos alunos, professores e demais servidores ao governador e secretário e na mesma hora fomos contemplados com a reforma e ampliação da unidade de ensino; a construção da passagem molhada do riacho que liga Lagoa do Roçado e região ao município de Nossa Senhora da Glória. Mais um pedido nosso à deputada Janier Mora, que executou com recursos próprios e ao ex-prefeito Serginho. Lutamos pela implantação da torre para melhorar o sinal da operadora de telefonia, Tim. Entre outras ações como eletrificação do assentamento José Renilson; atuação e defesa de pautas de interesse da população, servidores gerais, agentes de saúde, agentes de endemias e profissionais do magistério. Fui contra os aumentos de impostos e da taxa de iluminação pública em até 200%, bem como a taxa de lixo e de esgoto. Participei de mobilização e debates sobre a implantação de uma agência bancária para nosso município, quando o Banco do Brasil resolveu fechar as portas. Isso, na pior hora para a economia, comércio local, aposentados, empresários, servidores ativos e inativos do estado e município. Desenvolvemos projetos sociais, oferecemos assistência jurídica gratuita, assistência na área de saúde com cirurgias e consultas em diversos segmentos. Trouxemos o projeto Visão Solidária com doação de óculos a cada 60 dias. No Parlamento Municipal, foram mais de 50 Projetos de Leis aprovados, como o que destina a doação de casas de conjuntos habitacionais para pessoas com necessidades especiais; o Projeto de Lei que prioriza o planejamento familiar; Projeto Bolsa Atletas Amadores e Profissionais”, completou o presidente do Poder Legislativo Municipal.  

 

Sobre a gestão da prefeita Nena de Luciano, o presidente Henrique de João Gogó destaca que toda gestão tem seus erros e acertos. “Avalio que a Gestão pecou em pontos cruciais para o desenvolvimento, por exemplo, faltaram investimentos estruturais na educação, na sede do município e na zona rural. O transporte escolar precisa de melhorias, inclusive na pontualidade deste serviço. Faltaram investimentos no esporte, pois existe a necessidade de quadras esportivas serem construídas, melhorias dos campos de futebol amador; valorização e investimentos para os atletas amadores e profissionais de diversas modalidades, inclusive na formação e práticas esportivas para pessoas com necessidades especiais. A saúde precisa de mais investimentos e estruturação com ambulâncias equipadas e com técnicos para atender às demandas na sede, povoados e assentamentos. Existe a necessidade de abastecer a farmácia básica do município, disponibilizando a lista de medicamentos para população e profissionais lotados nas unidades de saúde. A agricultura do nosso município deixa a desejar, pois faltam investimentos para o pequeno produtor. Falta melhoria nas estradas vicinais, limpeza de pequenas e grandes barragens, além de construir novos reservatórios de água nas comunidades e assentamentos”, destacou o vereador.

 

O presidente, Henrique de João de Gogó, disse que sua intenção em ser prefeito de Monte Alegre de Sergipe tem como objetivo lançar um programa de desenvolvimento com foco em investimento na geração de emprego e renda, a fim de atrair investidores para fomentar o comércio local e incentivar a agricultura familiar. “Pretendo criar um benefício assistencial para as famílias que vivem na extrema pobreza, principalmente as mães solos. Aumentar os níveis de aprendizagem no município, por meio da expansão das taxas de alfabetização dos alunos do ensino fundamental, ampliar a matrícula na pré-escola, criar novas creches, implantar colégios em tempo integral, revisar o plano de cargos e realizar a reorganização pedagógica. São muitas ideias que serão construídas ao longo dos anos, caso a gente chegue um dia à Prefeitura da cidade”, destacou. 

 

Quero dizer que estou pronto, mais do que nunca preparado para qualquer desafio. Sei que ainda é cedo, mas sinto que o momento requer alguém que sempre esteve ao lado do povo. Por isso, se o grupo entender que sou a melhor opção, aceitarei o desafio de bom grado. Aliás, a população de Monte Alegre é quem tem credenciado o nosso trabalho. Portanto, sou grato a esse povo trabalhador, ao tempo em que agradeço a todos moradores pela confiança. A mensagem que quero passar é de esperança. Se o povo tem paciência, também tem esperança de que dias melhores teremos muito em breve”, concluiu Henrique de João Gogó.

 

______________________

Por Keizer Santos

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]