Com o intuito de estimular a doação de sangue como um hábito entre a população, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza, durante todo o ano, o programa de Coleta Externa de sangue. Em 2023, o serviço registrou dezenove ações distribuídas na capital e em municípios sergipanos, totalizando, até este mês de dezembro, 2.437 cadastros e 1.924 doações efetivadas.

Esse trabalho, destinado a promover a fidelização da doação de sangue, conta com a parceria de agentes mobilizadores como instituições de ensino, secretarias de Saúde dos municípios e órgãos ligados ao poder Executivo e Judiciário.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, a proposta do hemocentro é fazer a descentralização da doação de sangue. “A coleta externa cumpre critérios técnicos que são discutidos com os parceiros que atuam disponibilizando o espaço e mobilizando a comunidade para se somar ao serviço e colaborar com a ampliação dos estoques sanguíneos”, contou a assistente social.

Parceria

O município de Pedrinhas foi sede de uma ação do programa de coleta externa, reunindo a população para doação de sangue. “Essa  parceria com o Hemose se repete anualmente e percebemos que, a cada ação, mais pessoas se somam à doação de sangue”, salientou o coordenador de Vigilância Epidemiológica do município, Gildeon Silva.

Coletas

Durante o ano, o Hemocentro realizou 19 coletas externas, sendo nove em Aracaju e as demais campanhas nos municípios de Estância, Lagarto, Poço Redondo, Ribeirópolis, Frei Paulo, Pedrinhas, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.

Serviço 

Para solicitar a coleta externa é necessário dispor de um local para instalação dos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e lanche do doador. O parceiro deve reunir a partir de 60 pessoas dispostas a contribuir com a doação de sangue. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo cria subsídio de até R$ 0,89 para segurar preço da gasolina

    O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) uma nova medida [...]

  • Sergipe é destaque nacional por guia sobre uso responsável da Inteligência Artificial na educação

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Com queda do dólar, comércio cresce 0,5% em março e amplia recorde

    O dólar mais baixo impulssionou as vendas de produtos importados e contribuiu para [...]

  • Polícia Federal cria grupo contra manipulação de resultados esportivos e bets ilegais

    O Governo do Brasil avançou na proteção da integridade das [...]

  • Brasil Sabor: Parque da Sementeira vira ponto de encontro da gastronomia sergipana

    De 14 a 17 de maio, o Brasil Sabor 2026 [...]