Ampliação do atendimento terá início no sábado de carnaval por conta do aumento na demanda

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou o calendário de atendimento do serviço aos sábados, durante os meses de fevereiro, março e abril. As doações poderão ser feitas das 7h às 11h. Esse funcionamento diferenciado faz parte do ‘Sabadão Solidário’.

De acordo com o que foi informado pelo centro, o primeiro sábado de atendimento acontecerá no próximo dia 18 de fevereiro, primeiro dia do Carnaval. Em março, o sábado escolhido também será o dia 18, diferentemente de abril que a unidade terá atendimento em três sábados: 8, 22 e 29.

O ‘Sabadão Solidário’ é um programa criado para abertura do Hemocentro durante um ou mais sábados ao mês, e também quando houver feriados na sexta ou segunda-feira. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão que não consegue fazer sua doação de sangue ao longo da semana.

“O público doador aos sábados é formado por pessoas que residem na capital e no interior do estado, que não trabalham no dia. Por isso, a gestão em conjunto com as áreas técnicas disponibilizam anualmente esse cronograma. Assim, os cidadãos e os líderes de grupos podem  organizar suas caravanas para colaborar com o serviço”, destaca a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas.

Conforme Rozeli Dantas, nos últimos dois anos as doações de sangue vêm oscilando bastante. Segundo ela, a proposta de abertura visa a ampliação dos estoques dos sangues, O, A, B e AB, positivo e negativo. “Por dia o Hemose coleta uma média de 70 a 80 bolsas. Quando o ideal é termos mais doadores regulares no serviço, para encerrarmos o dia como pelo menos 120 doações de sangue”, salienta a gestora.

Critérios
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg e comparecer ao órgão  alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Menor de 18 anos deve apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones: (79) 3225-8000/8039 e 3259-3174 ou pelo email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DE SERGIPE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura reúne equipes administrativas dos Conselhos Tutelares para fortalecer atuação integrada

    A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) [...]

  • Programa Casa Legal leva segurança jurídica e dignidade a moradores do Padre Pedro e Paraíso do Sul em Aracaju

    Dignidade e segurança jurídica. Foram esses os temas da reunião [...]

  • Ferrovias ganham protagonismo com novos leilões e financiamento de até 40 anos

    O Ministério dos Transportes apresentou, nesta quinta-feira (11), a estratégia [...]

  • Aeroporto registra aumento no fluxo de passageiros em maio e confirma expansão do turismo em Sergipe

    Durante o mês de maio deste ano, o Aeroporto Internacional [...]

  • Preços dos combustíveis têm queda, e inflação de maio é menor que a de abril

    Gasolina foi subitem com o maior impacto para a queda [...]