Após vacinação, doador precisa aguardar de dois a sete dias para doar sangue. Tempo de espera varia de acordo com o fabricante da vacina
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) utiliza a ferramenta “inapto temporariamente” quando informa ao doador que este deve aguardar, por exemplo, de dois a sete dias após tomar a vacina da Covid-19, para doar sangue. Neste caso específico, o intervalo cumpre recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por conta desses períodos de espera, o hemocentro destaca que o cidadão com disponibilidade deve fazer sua doação de sangue antes de receber imunizantes, seja contra a Covid-19 ou contra a gripe Influenza. A enfermeira e gerente de coleta Florita Aquino informou que os profissionais que realizam a triagem clínica com o doador são orientados a prestar esclarecimentos sobre as situações que impossibilitam temporariamente a doação de sangue.
“Como estamos vivenciando o momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a população está sendo vacinada com dois imunizantes; Coronavac e AstraZeneca. Teremos também a imunização contra gripe Influenza, por isso, estamos orientando os doadores sobre a necessidade de colaborar com o serviço de doação de sangue antes de tomar as vacinas”, enfatiza. “Temos um público, em Sergipe, que depende de transfusões de sangue em seus tratamentos”, conclui.
De acordo com a Anvisa, as pessoas que recebem a vacina Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, podem doar 48h após a imunização. Já quem recebe o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), precisa esperar sete dias.
No serviço de Captação de Doadores, a equipe segue realizando as atividades de captação de voluntários através de ligações e orientações aos grupos que realizam agendamentos para campanhas. “Como não podemos realizar mobilizações para evitar aglomerações, estamos utilizando essa estratégia de diálogo com todo o público de forma tranquila e segura”, frisou a assistente social, Adineuza Ribeiro.
Estoques
Segundo estatísticas do sistema Hemovida, no primeiro trimestre do ano, o Hemose registrou 7.479 atendimentos e 5.787 doações de sangue. Agora em abril o serviço de coleta já registrou 809 atendimentos e 612 doações de sangue efetivadas, com uma média de 70 doações de sangue ao dia. “A preocupação é com os pacientes oncológicos, portadores de anemias crônicas, linfomas e leucemias que fazem o uso regular do sangue. Assim trabalhamos informando sobre a necessidade da manutenção das doações e, consequentemente, dos estoques de sangues”, conclui Adineuza.
Para mais informações sobre o serviço de doação de sangue e agendamentos individuais e de grupos basta ligar para os telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.