Depois de dias ensolarados, o domingo (27) teve tempo instável, alternando sol e chuva, o que aumentou ainda mais a emoção na disputa das Finais do Grupo 1 da 26ª edição da Copa Brasil de Kart, realizada no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE).

 

Com organização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), em parceria com a Federação Sergipana de Automobilismo (FSA), onze novos campeões da segunda maior competição do kartismo nacional já foram conhecidos nesta 26ª edição e a disputa segue a partir de terça-feira (29) com o Grupo 2 e mais 10 categorias.

 

Novidade em competições nacionais, as categorias OKN estrearam com grande sucesso, grids fortes e boas brigas na abertura da Final.

 

Na OKN Júnior, o gaúcho Nicolas Guth surpreendeu e superou o goiano Theo Salomão, que fez a pole, venceu as duas corridas classificatórias e terminou com o vice. Com o resultado, Guth chegou ao seu segundo título na Copa (foi campeão da Júnior Menor no ano passado). Além disso, o piloto de 12 anos ganhou um prêmio especial: ele passa a integrar a Academia CBA de Pilotos e vai disputar a Copa do Mundo de Kart OKN Júnior, em setembro, na Itália, com equipamentos e inscrição pagos pela CBA.

 

Na OKN, muita disputa do começo ao fim, com uma garoa caindo em alguns momentos e tornando-se um ingrediente a mais nesta grande batalha. No final, vitória do paranaense Firás Fahs, que superou em cinco segundos um dos maiores campeões do kartismo nacional, o carioca Olin Galli, que havia partido da pole na Final. Foi o primeiro título nacional de Fahs, que tem 16 anos.

 

Na categoria Mirim, o paranaense Igor Ohpis, de 9 anos, também venceu seu primeiro nacional ao superar o paraense Noah Diamantino, que havia dominado a categoria até então, com pole e vitórias nas classificatórias. Os dois brigaram do início ao fim e fizeram um duelo de “gente grande” na Final.

 

A F4, com 20 karts no grid, também manteve um alto nível de disputas com vitória do paulista Guilherme Bittencourt, de 16 anos, que também venceu a Copa pela primeira vez.

 

Na sequência, foi a vez dos pilotos da F4 Grand Super Sênior e F4 Sênior 60+ e o lugar mais alto do pódio ficou com dois pilotos que já sentiram o gostinho de ser campeão em outras oportunidades. Marcos Adriano venceu na F4 Grand SS, chegando ao seu quarto título na Copa. Euvaldo Luz foi o primeiro na F4 Sênior 60+ e alcançou o tricampeonato.

 

Na Cadete, com 22 karts no grid, mais emoção e o campeão definido nas últimas curvas na briga entre os maranhenses Benny Abdalla e Murilo Dominguez. Com apenas 10 anos, Abdalla – que já havia vencido as duas classificatórias – levou a melhor e faturou seu primeiro título na Copa Brasil.

 

Na F4 Super Sênior, Rodrigo Piquet – sobrinho do tricampeão de F1 Nelson Piquet – conquistou sua segunda Copa Brasil, depois de 15 anos.

 

Os karts mais velozes do Brasil também fizeram uma grande Final. Pole position, o multicampeão Olin Galli acabou tendo problemas e abandonou logo no início. A vitória na Shifter Graduado ficou com o goiano Fausto Filho, de 15 anos, que conquistou seu primeiro título. Na Shifter Super Sênior, o mineiro Marco Antonio Raimundo dominou e chegou ao bicampeonato.

 

Fechando o Grupo 1, a F4 Sênior contou com domínio de Vinicios Corbo, que ficou com o segundo título seguido na Copa.

 

No Grupo 2, estarão em jogo os títulos das categorias Mini, Novato, Sênior AM X30, Sênior Pro X30, F4 Júnior, OK N Master, Super Sênior, Grand Super Sênior / 60+ e F4 Graduado.

 

Os campeonatos de kart organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (Copa Brasil e Brasileiro de Kart) contam com o patrocínio do Banco BRB, o ‘Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro’ e MG Pneus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Tire suas dúvidas sobre o uso da biometria para acessar benefícios sociais

    O Decreto Decreto nº 12.561, que regulamenta o uso da biometria na [...]

  • I Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas inicia ações de conscientização em Sergipe

    Até o início de agosto, campanha acontece na capital e [...]

  • Ultraprocessados: alerta nas embalagens sobre risco de câncer poderá ser obrigatório

    O Senado analisa o Projeto de Lei  PL 2.722/2025, que [...]

  • INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

    Balanço divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contabiliza que, [...]

  • Promualese participa de ato em celebração ao protagonismo feminino negro em Sergipe

    A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe [...]