Nesse período de inverno, momento de maior circulação de vírus respiratórios, a população precisa ficar atenta pois as demais doenças respiratórias sazonais (gripe ou resfriado) tem sintomas que se assemelham aos da Covid-19: Tosse, coriza, dor no corpo, dor de garganta, dificuldade em respirar e febre. Embora todas essas infecções atinjam o sistema respiratório, elas se diferenciam quanto à evolução e duração.

De acordo com a médica infectologista Dra Mariela Cometki, como os sintomas são muito semelhantes, a comparação entre as doenças sem uma avaliação médica pode ser prejudicial ao paciente e à população, uma vez que o vírus que causa a Covid-19 é altamente transmissível. “Ao analisar fatores microbiológicos das três doenças, cada enfermidade possui grandes diferenças. Biologicamente, as famílias dos vírus causadores da gripe, resfriado e da COVID-19 são distintas”, avaliou.

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por Covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a Covid-19 e ficar gravemente doente.

“A gripe é causada pelos vírus da família influenza, existindo os tipos A, B e C. Com suas constantes mutações virais, os tipos A e B são os maiores causadores de doenças. Tem uma letalidade muito parecida com a da Covid19. Já o resfriado comum, tem uma variedade de agentes infecciosos, como Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza, e baixo risco para a saúde”, comentou Dra Mariela.

A transmissão das três doenças ocorre através do contato com o vírus por meio de partículas de secreções respiratórias de pessoas infectadas, que podem estar em objetos contaminados ou suspensas no ar. Após a contaminação de gripe ou resfriado comum, o portador do vírus pode levar de três a quatro dias para manifestar os primeiros sintomas, diferentemente do período de incubação da Covid-19, que leva de 5 até 14 dias para começar a gerar os sintomas.

“Em ambos os casos, mesmo sem apresentar sintomas, pessoas infectadas que são assintomáticas são capazes de transmitir as doenças às outras pessoas. Para o resfriado, o risco de mortalidade ou complicações é extremamente baixo. Com relação à gripe, o risco depende de fatores como sazonalidade, região e outras condições. A prevenção das três infecções é parecida: higienização das mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool gel, manter distanciamento social e agora com a pandemia, junto as boas práticas uso de máscara”, pontuou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fábio Mitidieri lança programa Sergipe Sem Fome e reforça compromisso com a segurança alimentar no estado

    Com o compromisso de combate à fome e redução da [...]

  • Governo pode prorrogar Brasil Soberano, diz Teixeira

    O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, [...]

  • Aracaju registra crescimento de 11% em novos negócios ligados ao mercado pet em 2025

    O setor pet em Aracaju segue em expansão e consolidando [...]

  • Ação conjunta prende homem investigado por golpes envolvendo transações de veículos em Sergipe

    Uma ação conjunta entre as Polícias Civis de Sergipe e [...]

  • Polícia prende, em Olinda, suspeito de ameaçar influenciador Felca

    A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), [...]