A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse hoje (30) que o governo federal vai utilizar recursos do Fundo Amazônia em ações emergenciais de combate à crise humanitária vivida por indígenas yanomami em Roraima.

Em coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília, Marina detalhou que os recursos serão empenhados em ações de segurança para expulsar garimpeiros clandestinos da região onde vivem os yanomami.

“Essas ações emergenciais estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem desde a questão da saúde, o tratamento da grave situação de fome que está assolando essas comunidades, a parte da segurança.”

Crimes

Acompanhada da ministra da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, Marina acusou o governo Jair Bolsonaro de crimes de lesa-pátria e lesa-humanidade contra comunidades indígenas.

“Não tenho dúvida de que foi uma atitude genocida em relação às populações indígenas brasileiras e de que o governo federal está agindo emergencialmente diante de uma situação difícil, em que temos que recuperar as políticas, as instituições, os equipamentos públicos.”

Anúncio

Durante a coletiva, a ministra alemã anunciou a liberação de cerca de 200 milhões de euros a serem empenhados em ações ambientais no Brasil num período de 100 dias.

O aporte total inclui 35 milhões para o Fundo Amazônia e 31 milhões para apoio a estados da Amazônia na implementação do que o governo alemão se refere como “ações ambiciosas” para maior proteção da floresta.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Seasic avança na construção do Plano Estadual e do Fundo da Pessoa com Deficiência em Sergipe

    Em um momento considerado histórico para a política de inclusão [...]

  • Prefeita Emília reúne cooperativas do transporte complementar para alinhar regularização do serviço

    A prefeita Emília Corrêa participou nesta quinta-feira, 11, de uma [...]

  • Agro exporta US$ 16 bi em maio, com a China como maior compradora

    As exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 16 bilhões em [...]

  • Copa 2026 terá confrontos dos grupos B e D nesta sexta-feira

    Começa nesta sexta-feira (12) a primeira rodada dos grupos B [...]

  • Governo do Estado inaugura restauração das rodovias SE-170 e SE-339 e amplia mobilidade no médio e alto sertão

    Com o objetivo de ampliar a mobilidade regional, fortalecer o [...]