Nesta segunda-feira (21), o Governo de Sergipe promove uma tarde de atividades no Centro Especializado em Reabilitação – CER IV em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento que propõe como reflexão o tema “O que significa inclusão?”, falará sobre as ações da gestão, bem como evidenciará conquistas e avanços das pessoas com a síndrome e de suas famílias.

“Teremos declamação de poema, exposição fotográfica, exibição de vídeo institucional da pessoa com Down, rodas de conversa e homenagens, entre outras atividades que tornarão o dia especial”, informou Alynne França, referência técnica em Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde.

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, Alynne França enfatiza que este é uma data esperada pela comunidade que tem trissomia do cromossomo 21, pela importância de estarem cada vez mais presentes na sociedade. “Este ano o tema é ‘O que significa inclusão’? E vem como uma forma de desmistificarmos, de nos apresentarmos com as necessidades de sermos respeitados e estarmos incluídos em todos os lugares, porque inclusão não é só colocar a pessoa em uma cadeira da escola pra sentar, não é só permitir que frequentem lugares e não se trata somente de obedecer leis. Precisa que tudo isso tenha algo que é muito maior, que é o respeito e são as condições com as quais se recebe essa pessoas nos lugares”, alertou.

Ainda segundo Alynne, o tema reflete, por exemplo, sobre como a escola está significando esse incluir. “Além da sala do professor regular, essa escola dá o apoio pedagógico que essas pessoas precisam? E o mercado de trabalho tem a compreensão de que quem tem a trissomia do cromossomo 21 tem deficiência intelectual e que os tempos de entendimento são diferentes daqueles que se dizem típicos?”, questiona.

Para ela, essa inclusão passa por uma conjuntura organizacional da qual o respeito é basilar, onde as pessoas com a Síndrome de Down precisam da oportunidade real para mostrar que são capazes e que têm voz.

O evento é realizado pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde, Educação e Inclusão Social, e tem o apoio da Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown) e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, que no evento fará a entrega do Selo de Acessibilidade Sergipana e do Título de Cidadão Inclusivo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Valor Imobiliária celebra 22 anos com 22% de desconto no primeiro aluguel

    A Valor comemora 22 anos de atuação no mercado sergipano [...]

  • A partir deste sábado, 12, Saúde de Aracaju garante vacinação em dois shoppings

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Médico das Estrelas: Yagor Nascimento é referência nacional em emagrecimento e metabolismo

    Cantores da Calcinha Preta são pacientes do Médico das Estrelas [...]

  • INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

    Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) [...]

  • Hepatites virais: Há vacina e tratamento via SUS para essas doenças infecciosas

    Julho Amarelo é uma campanha nacional dedicada à prevenção, conscientização e [...]