Segundo a Gerência de Meteorologia e Mudança do Clima da Semac, sistema de chuvas que começou pelo interior já está atuando em Aracaju e seguirá pelas próximas 24 horas

 

 

O alerta de chuvas intensas e ventos fortes emitido na terça-feira, 19, segue em vigor até esta quinta-feira, 21, e vale para todo o estado de Sergipe. Por isso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da Gerência de Meteorologia e Mudança do Clima, orienta a população sobre os riscos associados ao fenômeno.

De acordo com a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, as condições atuais são favoráveis para a ocorrência de rajadas de ventos, raios, chuva de granizo, trovoadas e descargas elétricas. “A aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está favorecendo a formação de áreas de instabilidade no estado de Sergipe e em outras regiões. Percebe-se que, nos médios e altos níveis da atmosfera, o VCAN está bem configurado (intenso) e a atmosfera está apresentando bastante umidade devido à apresentação do sistema meteorológico e das águas mais aquecidas do Oceano Atlântico Sul”, explica a meteorologista.

O meteorologista Overland Amaral destaca que o sistema de chuvas convectivas atuando em todo o estado chega neste momento sobre a capital sergipana, Aracaju. “O sistema é muito intenso e deverá se prolongar nas próximas 24 horas em todo o estado, desde Aracaju até o interior. A atmosfera está muito convergente, podendo provocar ventos fortes e descargas elétricas. A população deve ter muito cuidado e se proteger no momento da tempestade”, orientou.

 

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Programa Voa Brasil atingiu cerca de 45 mil reservas para aposentados do INSS

    O Programa Voa Brasil completou um ano de lançamento no [...]

  • Prefeitura de Aracaju assina pacto de governança ambiental com o MPSE e reforça compromisso sustentável

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, assinou nesta sexta-feira, 25, [...]

  • Pesquisa brasileira detecta plástico em placentas e cordões umbilicais

    Uma pesquisa pioneira realizada em Maceió (AL) encontrou microplásticos em [...]

  • Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

    A instituição da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) [...]

  • Semac reforça apoio à realização da 28ª Missa do Cangaço na Grota do Angico

    A 28ª edição da Missa do Cangaço será realizada na [...]