É preciso descer do palanque, arregaçar as mangas e começar a trabalhar! Ninguém vive apenas de discurso, e a população, sobretudo aquela que acreditou e votou pela eleição do presidente Lula (PT) espera por resultados efetivos de sua gestão. O problema é que, até agora, em quase 100 dias do novo governo, o que mais se viu (e continua vendo) é um presidente “atrapalhado”, com dificuldades na articulação política e com muitas “janelas” em sua equipe de trabalho.

Em síntese, o que está claro, mas que boa parte da “grande mídia” finge não enxergar ou tenta omitir é que o governo Lula não começou ainda! O ambiente é de profunda estagnação, ao ponto de em alguns órgãos federais espalhados pelo País, ainda termos dirigentes “bolsonaristas” no comando, considerando o fato de que o petista continua negociando com o “Centrão” e o Congresso Nacional, mas que não tem força política suficiente e/ou poder de decisão.

Gostando ou não, quem muito bem definiu a realidade do governo Lula e que deixou muita gente em silêncio foi o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL); com atuação bem discreta no cenário político, mas com bom poder de articulação, o parlamentar alagoano disse que o presidente “não tem força política no Congresso para avançar nos debates de temas polêmicos”, dentre eles, a reforma tributária, por exemplo.

Faltando pouco para completar 100 dias, este colunista repete: o governo Lula está estagnado! Enquanto isso, promessas que repercutiram muito durante a campanha eleitoral já estão vindo à tona, dentre elas, sobre os preços dos alimentos, como da carne (picanha), por exemplo, e dos combustíveis. Em alguns Estados já temos gasolina acima de R$ 6. Para começar a avançar, primeiro Lula precisa “despolitizar” seu discurso e dos seus principais aliados.

Os ataques consecutivos a Jair Bolsonaro e à sua esposa podem ter algum benefício de ordem política, mas não ajudam em nada na condução do Brasil. O cidadão quer iniciar a semana com a garantia de que terá comida na mesa (promessa de campanha) e estabilidade econômica, neste caso para outras classes, empresários e o setor industriário. Lula não vai resolver os problemas do País apenas atacando seu antecessor, que, diga-se de passagem, segue bastante popular…

Veja essa! – A política é realmente muito dinâmica e na base do governo Fábio Mitidieri já existem algumas “pré-candidaturas” a prefeito de Aracaju. Algumas já conhecidas e outras mantidas em sigilo. Com a fragilidade da oposição na capital, todo mundo está se animando a apostar na vitória.

E essa! – É evidente que a sucessão do próximo ano passará com grande importância pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) e pelo governador. É inocência pensar o contrário. Mas o grupo do governo é grande e terá força política no momento da decisão. A eleição de 24 já está atrelada a 2026…

 Exclusiva! – Apesar de muitas especulações sobre candidaturas a prefeito de Aracaju, em especial na base aliada, este colunista antecipa: será escolhida aquela que, principalmente, transmitir confiança e credibilidade para a maioria do agrupamento. Quem tem palavra e compromisso com o grupo.

Sobre Socorro! – A informação é que o agrupamento do prefeito Padre Inaldo (PP) entrará na disputa pela sucessão em 2024 com desejo de vencer a eleição a todo custo. A chapa só será conhecida no próximo ano, mas o que se sabe é que com a oposição dividida o atual prefeito tem tudo para seguir com muita força em Nossa Senhora do Socorro.

Samuel ou nada! – Para alguns setores da política de Sergipe a oposição em Socorro, neste momento, só conta com o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) com chances reais de vencer a eleição do grupo de Padre Inaldo. Nomes especulados de fora do município não agradam e outros nomes da oposição estão prejudicados.

Bomba! – Que ninguém se engane: se podemos ter eleições mais “tranquilas” em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, teremos embates fortes em São Cristóvão e, principalmente, na Barra dos Coqueiros. A disputa que se comenta, entre o prefeito Alberto Macêdo e o ex-prefeito Airton Martins vai dar o que falar…

Fábio ligado! – Que ninguém se engane: o governador Fábio Mitidieri tem um perfil diferenciado e está muito atento ao comportamento e ao trabalho de seus assessores. É evidente que a gestão é ampla, mas o governo demonstra que tem muita vontade de acertar e que não vai permitir que NENHUM assessor atrapalhe o projeto. Para bom entendedor…

Tá uma feira! – Semana passada este colunista repercutiu falas da vereadora de Aracaju, Sônia Meire (PSOL) – muitas já ditas aqui – sobre a situação das feiras livres da capital. Aqui e falou sobre banheiro químicos sem higienização para o uso; mercadorias sendo ofertadas sem o menor critério de asseio; não se encontra um freezer para manutenção dos produtos perecíveis ofertados; lonas rasgadas que molham as pessoas e não protegem os feirantes; dentre outras coisas.

Outro lado I – A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, se manifestou em nota, dizendo que “a feira citada pela vereadora Sônia Meire no programa de entrevista é a do bairro Coroa do Meio, espaço que não é administrado pela Emsurb. Trata-se de uma feira privada, organizada por um empresário que mantém as bancas e o funcionamento do comércio no local, da mesma forma que ocorre em outros pontos da cidade”.

Outro lado II – “Sobre as feiras administradas pela Emsurb, a empresa municipal informa que o trabalho de fiscalização é feito diariamente e não foi encontrada nenhuma banca com lona rasgada. Quanto aos banheiros químicos, todos os que foram disponibilizados para uso nos locais de feiras livres são novos.  Em relação a refrigeração dos produtos, está agendada para início de Maio uma audiência na justiça com a empresa Sergipe Locações, que administra as feiras livres da capital, prazo final para regularização do serviço frigorífico”. Feito o registro.

Alô MPE! – Diante das alegações feitas pela Emsurb, e como frequentador das feiras livres de Aracaju, este colunista faz um apelo ao Ministério Público Estadual. Esta questão da ausência dos refrigeradores vem se arrastando desde a empresa responsável anterior que foi retirada ano passado. Enquanto isso, alimentos continuam sendo comercializados sem o devido condicionamento. E, como perguntar não ofende, mesmo uma feira instalada em área particular, mas aberta ao público em geral, não deveria ser fiscalizada pela Emsurb e outros órgãos da PMA, como a Vigilância Sanitária, por exemplo?

Posse no TCM/BA – O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, prestigiou a posse solene do novo presidente do Tribunal DE Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), para o biênio 2023/2025, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto. A solenidade que ocorreu na manhã dessa sexta-feira (10) foi realizada no auditório do próprio Tribunal, em Salvador (BA).

Outros membros – Além do presidente Flávio Conceição, também representaram o Tribunal de Contas de Sergipe na solenidade o conselheiro Carlos Pinna de Assis, decano da Corte sergipana, e o diretor de Comunicação Social e Mídia do TCE/SE, Habacuque Villacorte. Também foram empossados, na solenidade, como vice-presidente, o conselheiro Fernando Vita, e como corregedor, o conselheiro Plínio Carneiro Filho, que deixou a presidência após cumprir dois mandatos.

Solenidade concorrida – A solenidade em Salvador foi bastante prestigiada e contou com as presenças de diversas autoridades do mundo jurídico e da política baiana, com destaque para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de parlamentares federais e estaduais do Estado vizinho. Membros de outros Tribunais de Contas do País estavam presentes, dentre eles, o presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), Cezar Miola.

Francisco Netto – O conselheiro Francisco Netto cumprirá seu sexto mandato à frente do TCM/BA. Em seu discurso de posse ele frisou que o período de pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos, impôs mudanças e trouxe lições, que “sinalizam a necessidade de maior convergência de esforços dos administradores e dos controladores para o aprimoramento da governança pública”, que, para ele, passa por melhor planejamento dos investimentos e dos gastos públicos.

Flávio Conceição – O presidente Flávio Conceição disse que sua presença para prestigiar as posses no TCM/BA reforça a importância de uma integração cada vez maior entre as Cortes de Contas do Brasil. “Nossos vizinhos da Bahia são sempre bem-vindos em nosso Estado. Nossa relação é bastante amistosa e é comum defendermos pautas semelhantes. Hoje fizemos questão de vim prestigiar as posses, em especial do presidente Chico Netto, além de desejar-lhe uma gestão bastante produtiva”.

Carlos Pinna – Por sua vez, o conselheiro Carlos Pinna entende que deve ser cada vez mais fortalecida a unidade entre os Tribunais de Contas. “O presidente Chico Netto é um grande amigo, assim como os demais conselheiros do TCM/BA. Aqui me sinto em casa, pela recepção afetiva e pelas possibilidades que podem ser criadas de parcerias entre os nossos Tribunais. Sou um defensor incansável desta integração nacional e fico feliz em participar de uma solenidade tão prestigiada como esta”.

Susana Azevedo I – “Na prática, os homens são atacados pelo que eles fazem, enquanto as mulheres são atacadas pelo que elas são: mulheres”. A reflexão da conselheira Susana Azevedo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), foi parte da sua palestra no encontro “A mulher e a ocupação de espaço em nossa sociedade”, realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), no Teatro Tobias Barreto, em alusão ao mês das mulheres.

Susana Azevedo II – A conselheira compôs o painel “Empoderamento Feminino”, juntamente com a senadora Maria do Carmo, a advogada Rose Morais, e a arquiteta Shirley Dantas, com mediação da prefeita do município de Pacatuba, Manuella Martins. No decorrer da explanação, Susana falou sobre sua trajetória na vida pública, onde, antes de ingressar na Corte de Contas, foi secretária de Estado, vereadora e deputada estadual por cinco legislaturas, espaços historicamente preenchidos por maioria masculina.

Susana Azevedo III – “Felizmente temos visto uma ampliação significativa do protagonismo das mulheres nesses e em outros segmentos da sociedade, mas ainda falta muito para chegarmos ao ideal de igualdade em relação aos homens”, afirmou. A conselheira ilustrou sua fala com passagens sobre o papel da mulher ao longo da história, como nas duas guerras mundiais, quando tiveram que assumir as posições de seus maridos e filhos nas frentes de trabalho. Falou ainda das diversas violências sofridas pelas mulheres, “que em sua maioria são verbais, perseguições e agressões físicas”.

Primeira infância – Consultas pré-natal, mortalidade na infância, imunização contra poliomielite, número de crianças em creches. Dados atualizados sobre esses e outros temas estão no livro “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas”, produzido em parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE/GO) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com informações de todos os municípios do país.

Rafael Fonsêca I – O conteúdo da obra motivou o conselheiro substituto Rafael Fonsêca, do TCE de Sergipe (TCE/SE), a sugerir na sessão plenária da última quinta-feira (9), o seu envio, em versão digital, a todos os administradores públicos sergipanos. “É um trabalho formidável, que proporciona aos gestores públicos essa real noção de como seus municípios estão posicionados em indicadores tão importantes”, afirma Fonsêca.

Rafael Fonsêca II – Ele acrescentou que, além de expor dados de grande utilidade pública, “este trabalho do IRB com o TCE de Goiás apresenta boas práticas para solução de problemas nessas áreas, visando a garantia dos direitos da primeira infância, com atenção às crianças, gestantes e suas famílias”. A publicação mostra a realidade vivida no país pelas mais de 17,6 milhões de crianças de 0 a 6 anos, das quais nove milhões são vulneráveis, sendo que pelo menos uma em cada três nessa faixa etária vive na pobreza ou na pobreza extrema.

Sobre o livro – O livro é resultado de um esforço iniciado a partir da criação, em 2021, do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB, dirigido pelo presidente do TCE de Goiás, conselheiro Edson Ferrari, com apoio do presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Pontes.

Yandra Moura I – Com o objetivo de conhecer as principiais demandas dos hospitais filantrópicos da capital, a deputada federal Yandra Moura (União) visitou o Hospital e Maternidade Santa Isabel (HSI).

Yandra Moura II – “Nos primeiros dias do nosso mandato recebemos a visita da Dra Débora Leira, presidente do HSI no gabinete em Brasília e conversamos bastante sobre os anseios da unidade. Hoje, fazemos essa visita no local para conferir de perto todas as instalações”, explica a deputada.

Yandra Moura III – A entidade é referência em cirurgia geral, ginecológica, cirurgia pediátrica, na atenção ao parto e nascimento. “Fiquei muito feliz com o que vi, tudo é feito com muito carinho no atendimento às gestantes, mamães e também aos pequenos. Nosso mandato está à disposição do hospital”, registra Yandra.

Hospital de Cirurgia – O Hospital de Cirurgia (HC) realizou a recepção dos seus 36 novos residentes dos nove programas de Residência Médica e três programas de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, aprovados por meio do Exame Nacional de Residência (Enare) para a turma de 2023. Na ocasião, os alunos – vindos de diversos estados do Brasil – conheceram mais sobre a história e estrutura da instituição hospitalar.

Novos residentes – São 28 alunos da Residência Médica: 8 de Clínica Médica, 4 de Medicina Intensiva, 3 de Cirurgia Geral, 2 de Psiquiatria, 2 de Neurocirurgia, 4 de Cardiologia, 2 de Ortopedia, 2 de Cirurgia Vascular e 1 de Cirurgia Cardiovascular. E 8 da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva: 2 de Fisioterapia, 3 de Enfermagem e 3 de Odontologia.

Alessandro Vieira I – Foi realizada reunião da bancada federal de Sergipe, na qual foi confirmado por unanimidade o nome do senador Alessandro Vieira (PSDB) como coordenador. “Fico feliz com a confiança dos colegas, tenho certeza que um trabalho bem articulado da bancada vai trazer muitos benefícios para Sergipe” afirmou Alessandro.

Alessandro Vieira II – Os senadores Rogério Carvalho e Laércio Oliveira parabenizaram o novo coordenador e fizeram votos pela união da bancada em benefício dos sergipanos, o que foi reforçado por todos os parlamentares presentes, as deputadas Yandra Moura e Katarina Feitoza, e os deputados Thiago de Joaldo, Rodrigo Valadares, João Daniel e Ícaro de Valmir. Os deputados Fábio Reis e Gustinho Ribeiro, que estão em viagem, manifestaram seus votos online.

Laércio Oliveira I – O senador Laércio Oliveira declarou apoio à solicitação do deputado federal Thiago de Joaldo sobre a proposta de rediscussão do Fundo de Incentivo a Arrecadação Tributária Estadual (Finate). Ele defendeu mudanças que busquem garantir a imparcialidade no recolhimento da tributação.

Laércio Oliveira II – O Finate foi criado com o objetivo de incentivar a produtividade de seus agentes de fiscalização e de auditoria fiscal. A lei previu, dentre outras coisas, que esses servidores, ao aplicarem multas infracionais (espécies tributárias acessórias) aos contribuintes, pudessem receber “prêmios” em dinheiro, acrescidos aos seus salários, como prevê o artigo 2º, em seu §1º, inciso II, da referida lei.

“Não se cale” – Sergipe deverá adotar em breve um importante mecanismo para auxiliar no enfrentamento a violência sexual e assédio contra mulheres e meninas em estabelecimentos de lazer. Nesta semana, o deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para a criação do Protocolo Não se Cale.

O projeto – Caso seja aprovado, serão estabelecidas diretrizes que devem ser implementadas em estabelecimentos como bares, eventos festivos, shows, restaurantes, casas noturnas, praças esportivas e similares. A ideia é ter um atendimento humanizado, respeito à dignidade e à honra, o resguardo da intimidade e da integridade física e psicológica da vítima, bem como a preservação de todos os meios de prova contra o agressor.

Georgeo Passos I – “Entre as medidas previstas pelo projeto, destacam-se a capacitação dos profissionais, a acolhida segura no interior do estabelecimento, a conexão com a rede de proteção do poder público competente e o acionamento do agente da autoridade policial para que, simultâneo ao atendimento da vítima, sejam adotadas as providências em relação ao agressor”, explicou Georgeo Passos.

Georgeo Passos II – Além disso, caberá ao estabelecimento, no ato de adesão ao protocolo, a implantação das medidas previstas, e o profissional responsável pelo atendimento à vítima guardará sigilo sobre o conteúdo das informações apresentadas ou do processo de investigação a que tenha conhecimento. “É importante esse apoio prestado pelos estabelecimentos nesse momento da acolhida”, completou o deputado.

Fábio Henrique I – Em 2020, o ex-deputado federal Fábio Henrique destinou R$ 10 milhões para a realização de obras de infraestrutura no município de Nossa Senhora do Socorro. Essa foi a maior emenda parlamentar que a cidade recebeu para pavimentação de ruas, mas a Prefeitura utilizou apenas uma pequena parte deste valor e agora corre o risco de perder o recurso.

Fábio Henrique II –De acordo com Fábio, o serviço de calçamento das vias é executado pela Codevasf, após a autorização da Prefeitura. “Infelizmente houve muita demora, devido à eleição de 2020. Dos 10 milhões de reais, só pouco mais de 2 milhões foram gastos. Ou seja, ainda tem quase R$ 8 milhões para calçar ruas e tirar o nosso povo da lama e da poeira”.

Fábio Henrique III – Para tentar salvar os quase 8 milhões de reais que ainda não foram aplicados em benefício da população socorrense, o ex-deputado federal esteve em Brasília. “Mesmo sem mandato, estou lutando pela nossa cidade. Não quero culpar ninguém, até porque isso agora não resolve. Apelo para que desçam do palanque! Vamos nos unir para ajudar o nosso povo. Em breve teremos novidades, e espero que sejam boas”, afirmou.

CES/SE – Com o apoio do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE), os Conselhos Municipais de Saúde (CMS) já estão fazendo as suas respectivas Conferências de Saúde. A etapa municipal faz parte da preparação para a 8ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe (8ª Confesa) a ser realizada de 23 a 25 de maio, que por sua vez é a etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que vai ocorrer de 2 a 5 de julho deste ano, em Brasília. O tema da Conferência deste ano é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Pelo interior – As Conferências Municipais de Saúde foram iniciadas pelo município de Itabi em 15 de fevereiro, depois houve a de Muribeca e Santa Luzia do Itanhi em 1º de março, seguida pelas de Nossa Senhora de Lourdes (02/03), Itabaianinha (03/03), Ribeirópolis e São Francisco (08/03) e Campo do Brito (09/03). Na última sexta-feira (10) aconteceu em Areia Branca. As demais ocorrerão ao longo do mês de março.

SESCAP/SE – Uma noite de celebração à história e a um novo ciclo. Autoridades, representantes da classe contábil, amigos e familiares se reuniram para a cerimônia de posse do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe, o SESCAP/SE. O evento aconteceu nesta quinta-feira, no Hotel Sesc, na Orla da Atalaia.

Francinaldo Rodrigues – Os representantes do sindicato deram posse ao contador Francinaldo Rodrigues, que vai presidir a entidade até 2025. “Assumo esse desafio com o objetivo de oferecer aos nossos associados um ambiente participativo, onde todos possam buscar melhorias para o nosso setor. Como empresários contábeis, muitas vezes, nossa batalha não é pela nossa empresa e sim pela empresa do nosso cliente. Então, queremos, durante os próximos três anos, ampliar as ações e aproximar ainda mais o SESCAP da sociedade”, destacou o novo presidente.

Gleide Selma – Quem conduziu a posse foi a ex-presidente do SESCAP e vice-presidente da região Nordeste da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), Gleide Selma Santos, que destacou a importância da entidade para o estado. “Torço muito para que Francinaldo faça uma gestão ainda melhor que as anteriores. Sempre esperamos que o SESCAP cresça, progrida, porque é uma entidade que trabalha muito pela classe empresarial de Sergipe”, disse Gleide Selma.

Pastor Diego I – O vereador Pastor Diego (PP) alertou sobre a demanda de alunos, a realidade de famílias atípicas e a oferta de matrículas na Rede Pública de Ensino. O parlamentar externou a preocupação ao secretário municipal da Educação, Ricardo Nascimento, durante a apresentação do Panorama das Ações Educacionais do Município de Aracaju.

Pastor Diego II – “Garantir o acesso e condições ao aprendizado dos estudantes, é um desafio que merece vigilância e atenção constantes. O aumento de alunos tem sido frequente, principalmente, quando se refere aos alunos atípicos. Toda nossa sociedade precisa se adaptar à nova realidade em relação a crianças com necessidades especiais. Tão importante quanto dar acesso e condições, é dispor de um corpo docente multidisciplinar para atendê-los”, declarou Pastor Diego.

Pastor Diego III – Na percepção do parlamentar, o poder público precisa se precaver quanto às condições de ensino e acolhimento na Rede Municipal de Educação. “Incluir é integrar, abranger a todos, sem exceção. Há mães e famílias de crianças com necessidades especiais que não estão conseguindo efetivar a matrícula. Ter vagas suficientes e investir na capacitação constante do corpo docente é imprescindível na garantia desse direito fundamental ao cidadão”, pontuou.

Paulo Júnior I – O deputado Paulo Júnior (PV) denunciou a falta de água há 50 dias nos povoados Porfia e Queimada Grande, em Gracho Cardoso. Paulo cobrou resposta da Deso e convidou a direção da Companhia para apresentar os investimentos da Companhia. Durante o pronunciamento, foi apresentado vídeo de moradores da região mostrando as dificuldades da falta de água. Paulo Júnior questionou a demora na resolução do problema, o qual já é de conhecimento do Ministério Público Estadual.

Paulo Júnior II – “A Deso é uma companhia superavitária, porque a Parceria Pública Privada seria a melhor solução para melhoria dos serviços prestados? Precisamos estar atentos à pretensão de PPP do governo. Esse problema não é novo, o Ministério Público realizou audiências sobre, foram feitos paliativos e o problema persiste. Convoco a direção da Deso para apresentar investimentos e problemas da Companhia”.

Projeto Simplifique I – Acontece entre os dias 24 e 25 de março mais uma edição do Projeto Simplifique, com o tema Atuando no Extrajudicial. O evento irá abordar assuntos relevantes para aqueles que precisam realizar procedimentos no âmbito jurídico, que tramitam por anos no judiciário, e que agora ocorrem de forma moderna, célere, com segurança jurídica e fé pública nos cartórios extrajudiciais, facilitando a vida do cidadão.

Projeto Simplifique II – O intuito do evento é instruir, atualizar e permitir o networking entre os profissionais das diversas áreas do sistema imobiliário brasileiro, permitindo o estreitamento do contato com os profissionais que atuam no registro de imóveis, que atuam na consultoria imobiliária, que atuam na administração pública federal, bem como possibilitando o intercâmbio de informações e experiências nas áreas correlatas, resultando, assim, numa melhor compreensão do sistema da propriedade imobiliária brasileira.

Projeto Simplifique III – Será abordado papel do Cartório Extrajudicial como ferramenta de garantia para publicidade, autenticidade, segurança e eficácia nos negócios jurídicos, das inovações da Lei 14.382/2022, com as mudanças no Registro Civil e os seus novos procedimentos como alteração de prenome, inclusão de sobrenome e demais modificações, passando também pelo provimento do TJ/SE 13/2022 que uniformiza o procedimento de alteração de prenome e gênero de pessoa transgênero, incluindo-se a opção de “não-binário”, a Lei 13.465/2017 sobre a Regularização Fundiária: etapas, hipóteses e casos práticos; e, por fim, mas não menos importante, discussões sobre o processamento da Usucapião Extrajudicial.

WorkShop – Vem aí um WorkShop com o juiz Sami Storch, idealizador do Direito Sistêmico e professor da Hellinger Schule. Ele estará em Aracaju, nos dias 22 e 23 de abril, para um WorkShop de Constelação Familia – CONSTELANDO VIDAS! Informações em primeira mão e oferta promocional de lançamento para os membros da comunidade do evento no WhatsApp. Em breve a coluna trará maiores informações.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Candidata a vereadora Jullie Barbosa se destaca entre os socorrenses como candidata a vereadora pelo Cidadania

    Jullie apoia o candidato a prefeito Samuel Carvalho e tem [...]

  • Censo: Brasil tem 160 mil vivendo em asilos e 14 mil em orfanatos

    Em 2022, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos [...]

  • Cirurgias para pacientes com endometriose deverão retornar no Hospital Universitário de Aracaju

    Em audiência realizada nesta quinta-feira, 5, o Governo do Estado [...]

  • Reforma tributária: CNC defende mudanças para reduzir impactos nos setores de Comércio e Serviços

    Apesar de terem conseguido avançar em termos relacionados à simplificação [...]

  • Justiça isenta ex-franqueada da CVC em ação por concorrência desleal

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a [...]