Com o objetivo de apresentar as riquezas naturais e encantos que compõem as bacias hidrográficas inseridas no território sergipano, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), lança nesta terça-feira, 15, a cartilha ‘Bacias Hidrográficas de Sergipe’. Editado no formato impresso e digital, o material traz um histórico completo de cada uma das oito bacias, ilustrado por fotografias inéditas.
Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias, a disponibilização da cartilha reforça a importância dos recursos naturais junto à sociedade civil, que terá mais um instrumento de pesquisa sobre a realidade hídrica no estado. “A proposta é revelar apenas uma pequena parte das belezas e da exuberância dessas bacias hidrográficas, buscando o reconhecimento da importância dos recursos hídricos para o nosso estado e a necessidade de sua preservação, recuperação e cuidado”, pontuou.
A cartilha também traz um breve histórico sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, instituída em 1997, mostrando que o espaço territorial do estado de Sergipe abrange integralmente a bacia hidrográfica do rio Japaratuba e as bacias costeiras Sapucaia e Caueira- Abaís e, parcialmente, as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Sergipe, Vaza-Barris, Piauí e Real.
As informações contidas na cartilha são oriundas do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Sergipe (PERH) e dos Planos das Bacias Hidrográficas dos rios Japaratuba, Sergipe e Piauí, bem como do site do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
O projeto gráfico e fotografias são de autoria de Emanuel Rocha, técnico da Diretoria de Recursos Hídricos da Semac. Já a impressão foi realizada pela Imprensa Oficial de Sergipe (Iose).
O diretor de Recursos Hídricos da Semac, Ailton Rocha, destaca que a proposta é produzir uma série de cartilhas com intuito de disseminar um conhecimento específico acerca das bacias inseridas no estado. “Há ainda muito que se conhecer a respeito das nossas bacias hidrográficas, e que possa contribuir como material de divulgação, sensibilização e de educação ambiental em escolas e eventos promovidos pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e pelo Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do nosso Estado de Sergipe”, concluiu.
Confira a cartilha: www.se.gov.br/semac
Fonte: Agência Estado de Notícias – SE