Discursos de ódio contra a mulher na internet aumentaram 251% em 2022

O Ministério das Mulheres lançou, nesta quarta-feira (25), a campanha Brasil sem Misoginia, que tem o objetivo de mobilizar os mais diversos setores da sociedade para o combate ao ódio e à discriminação e violência contra a mulher. 

Na cerimônia de lançamento, foram assinados mais de 100 acordos de adesão à campanha, envolvendo empresas, governos estaduais, movimentos sociais, sindicatos, times de futebol, torcidas organizadas e entidades culturais, educacionais e religiosas.

A ministra Cida Gonçalves destacou que uma das missões é combater o feminicídio, sendo a misoginia parte propulsora de todas as formas de violência contra a mulher. Somente em 2022, 1.400 brasileiras foram mortas simplesmente por serem mulheres, conforme o Anuário da Segurança Pública.

“Os feminicídios não se resumem ao ato de matar, de tirar a vida de uma mulher. Eles começam antes. Eles começam com as piadas, com as brincadeiras, com maus-tratos, com a violência psicológica e moral”, disse a ministra.

Violência online  

A campanha desenvolverá ações junto com Google, Facebook, Meta e Youtube para combater o discurso de ódio e s exposição, por meio da divulgação de fotos íntimas e falsas, de mulheres nas redes sociais.

Dados da organização não governamental (ONG) Safernet apontam aumento de 251% das denúncias de discurso de ódio contra as mulheres na internet em 2022, contra alta de 61% em denúncias de discurso de ódio de outras naturezas. “Vamos cobrar para que os ataques nas redes sociais sejam criminalizados e essas contas, excluídas”, afirmou a primeira-dama Janja Lula da Silva, no lançamento da campanha.

Outras estratégias têm como foco o combate à violência de gênero, à desigualdade salarial entre homens e mulheres, a prevenção da violência doméstica e a ampliação da presença feminina nos espaços de poder.

Para a representante da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Quirino, as ações devem buscar as mudanças nas normas sociais, que hoje permitem a perpetuação da violência contra a mulher nos espaços públicos e privados.

O evento teve a participação de ministros e ministras e parlamentares.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe divulga a lista final dos beneficiados dos precatórios do Fundef

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Aplicativo CNH do Brasil já soma mais de 19 milhões de usuários

    A adesão ao aplicativo CNH do Brasil, iniciativa do Governo [...]

  • Copa do Mundo 2026: sergipanos podem garantir pacotes especiais

    A Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos [...]

  • Bolsonaro passará por perícia médica na próxima quarta-feira

    O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por uma perícia médica na [...]

  • Educação Aracaju amplia grade curricular e acrescenta Educação Digital e Sustentabilidade Planetária

    O Conselho Municipal da Educação (Conmea) aprovou, por maioria, as [...]