
André Moura é primeira opção ao Senado e Amorim é melhor segunda opção
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line
Nesta edição a reportagem do POLÍTICA & MUNICÍPIOS traz, com exclusividade, os números da primeira pesquisa para presidente da República, governador do Estado, senador da República, deputado federal e deputado estadual, realizada pelo Instituto DATAFORM/ECM em todos os municípios sergipanos. O levantamento representa o resgate de uma tradição história do Instituto em Sergipe, com alguns equívocos, mas com uma série incontável de acertos.
Não custa lembrar que as pesquisas de intenção de votos revelam uma “fotografia” do atual momento da cena política, com total isenção e respeito às preferências do nosso povo. E este será o primeiro de uma série de levantamentos que serão realizados até meados de 2026, dentro do período de pré-campanha e já durante toda a campanha eleitoral, quando o sergipano transmitirá suas impressões sobre os pré-candidatos aos mais variados cargos eletivos que estarão em disputa no próximo ano.
A mais nova pesquisa do Instituto DATAFORM/ECM, realizada em todo o Estado de Sergipe, entre os dias 9 e 12 de julho de 2025, onde foram realizadas 1.200 entrevistas, com uma margem de erro de 2,83%, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança de 95%.
Espontânea para Presidente
No levantamento espontâneo para presidente da República em Sergipe, Lula (PT) lidera as intenções com 37,25%, seguido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com 25,67%, 1,92% do governador Ratinho Júnior (PSD), 1,58% do também governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e 0,33% do governador Ronaldo Caiado (União). Ciro Gomes (PDT) foi lembrado por 0,17%; Geraldo Alckmin (PSB) por 0,17%, Nicolas Ferreira (PL) por 0,17% Érika Rilton por 0,08% e Simone Tebet por 0,08%; 5,75% disseram votar em branco ou anular o voto; e 26,83% ainda não sabem ou não responderam em quem irão votar.
Induzida para Presidente
No levantamento induzido para presidente da República em Sergipe, Lula também lidera com 44,50% contra 31,08% do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência Tarcísio de Freitas com 3,33% e Ratinho Júnior com 3%. Ronaldo Caiado foi lembrado por 0,50%. 7,58% disseram votar em branco ou anular o voto; e 10% ainda não sabem ou não responderam em quem irão votar.
Espontânea para Governador
Olhando para o cenário político de Sergipe, no levantamento espontâneo realizado pelo Instituto DATAFORM/ECM para o governo do Estado, Fábio Mitidieri (PSD) foi o mais lembrado com 31,92%, seguido do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), com 23,42%. O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) tem 3% das intenções e a prefeita Emília Corrêa (PL) com 0,92%. O pré-candidato Emanuel Cacho com 0,67% e o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) 0,33%. Belivaldo Chagas e o senador Rogério Carvalho (PT) estão em seguida com 0,25% cada.
O ex-deputado Fábio Henrique tem 0,17%; já o vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania), o senador Alessandro Vieira (MDB), o deputado federal Rodrigo Valadares (União), o ex-deputado Valadares Filho, Eliane Aquino (PT), a Delegada Daniele Garcia, o ex-prefeito Anderson de Zé das Canas (PSB) e Nitinho (PSD) somaram, cada, 0,08%. 5% disseram votar em branco ou anular o voto; e 33,33% ainda não sabem ou não responderam em quem irão votar.
Induzida para Governador
No levantamento induzido para governador, foram considerados dois cenários: no primeiro deles, Fábio Mitidieri lidera com 42,08% contra 36,33% de Valmir de Francisquinho. O também pré-candidato Emanuel Cacho aparece com 1,08%. 8,17% disseram votar em branco ou anular o voto; e 12,33% ainda não sabem ou não responderam em quem irão votar.
Já no segundo cenário pesquisado pelo Instituto DATAFORM/ECM, o governador Fábio Mitidieri abre boa margem com 51,9% contra 8,3% do deputado federal Thiago de Joaldo. 2,3% dizem optar pelo advogado Emanuel Cacho. 16% disseram votar em branco ou anular o voto; e 21,5% ainda não sabem ou não responderam em quem irão votar.
Primeiro voto para Senador
Para o Senado Federal, como serão eleitos dois nomes no próximo ano, para o primeiro voto quem lidera é o ex-deputado André Moura com 13,33%, seguido do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) com 12,08%, Edvaldo Nogueira 11,67% e o deputado federal Rodrigo Valadares com 11,17%. O senador Rogério Carvalho tem 8,58%, seguido de Adaílton de Valmir com 6,17% e Alessandro Vieira (MDB) com 6,08%. O ministro Márcio Macedo (PT) tem apenas 2,92%. 8,42% disseram votar em branco ou anular o voto; e 19,58% ainda não sabem ou não responderam em quem irão votar.
Segundo voto para Senador
Como a segunda opção dos sergipanos para o Senado, Eduardo Amorim lidera com 12,8%, seguido de André Moura com 10,50%, Rodrigo Valadares com 8,25%, Edvaldo Nogueira com 8%, Rogério Carvalho com 6,83%, Adaílton de Valmir com 6,17%, Alessandro Vieira com 5,17% e Márcio Macedo com 3,92%. 10,75% disseram votar em branco ou anular o voto; e 28,33% ainda não sabem ou não responderam em quem irão votar.
Lembrados para deputado Federal
Na pesquisa espontânea para deputado federal, segundo levantamento realizado pelo Instituto DATAFORM/ECM, a mais lembrada foi a deputada Yandra Moura (União) com 2,67%, seguida do também deputado federal Fábio Reis (PSD) com 1,83%. Na sequência os nomes mais lembrados foram do deputado estadual Cristiano Cavalcante (União), Ícaro de Valmir (PL), Nitinho (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Anderson de Zé das Canas (PSB), Danilo de Joaldo, Capitão Samuel, Thiago de Joaldo, Rodrigo Valadares, Dr. Cláudio Mitidieri e o Delegado André Davi.
Lembrados para deputado Estadual
Já para a Assembleia Legislativa, entre os nomes mais lembrados para deputado estadual, quem lidera é o ex-presidente da Casa, Luciano Bispo (PSD) com 0,67%, seguido de Cristiano Cavalcante com 0,58%; depois na sequência vêm os nomes de Pato Maravilha (União), Chico dos Correios (PT), Dra. Lidiane (Republicanos), Ibraim de Valmir (PV), Marcelo Sobral (União), Yandra Moura, Marcos Oliveira (PL), Alan de Mudinho (PSD), Jorginho Araújo (PSD), Luizão (União), Kaká Santos (União) e Georgeo Passos (Cidadania).