O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), liberou a segunda parcela do ano relativa ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com a injeção de R$ 3,1 bilhões provenientes da contribuição federal. Estados, Distrito Federal e municípios já começaram a receber os recursos destinados a investimentos na educação básica pública. O repasse é realizado pelas modalidades Valor Anual por Aluno (VAAF), Valor Anual Total por Aluno (VAAT) e Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).

Segundo o cronograma divulgado na Portaria Interministerial MEC/MF nº 14/2024 , os valores serão creditados mensalmente, entre janeiro de 2025 e janeiro de 2026, até o último dia útil de cada mês. A complementação da União para o ano de 2025 está estimada em R$ 56,5 bilhões, beneficiando 1.859 entes na modalidade VAAF, 2.358 na VAAT e 2.837 na VAAR.

Os recursos poderão ser aplicados em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme previsto no art. 70 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Entre as iniciativas, estão a aquisição e manutenção do transporte escolar, a construção e conservação de escolas, a compra de material didático e a remuneração e capacitação dos profissionais da educação.

Para consultar o extrato da distribuição dos recursos do Fundeb, acesse o link .

 

 

Fonte: Agência Gov | via FNDE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • ‘100% das escolas públicas estarão conectadas até final de 2026’, afirma Frederico Siqueira

    Até o final do ano que vem, 100% das escolas [...]

  • Prefeita Emília Corrêa acende as luzes do Natal das Famílias na Praça Fausto Cardoso

    Como parte da programação do projeto ‘A Luz do Natal’, [...]

  • Natal com Mobilidade: setor de transporte público entrega ônibus natalinos e promove doação de sangue na Praça Fausto Cardoso

    Chegando às 18 horas, três ônibus lançaram o projeto, com [...]

  • Governo de Sergipe entrega os primeiros aparelhos de ressonância magnética de alta tecnologia da rede pública estadual

    O Governo do Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran

    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º) a resolução que [...]