O governo federal lançou nesta segunda-feira (2) o Programa Água nas Escolas, que prevê, na primeira etapa, a construção de 2 mil cisternas em estabelecimentos de educação nas zonas rurais e de periferia. A expectativa é atender mais de 100 mil alunos em cerca de 350 cidades da Região Nordeste.

O programa terá investimento de R$ 60 milhões e será realizado em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Fundação Banco do Brasil.

O acordo de cooperação técnica foi assinado em cerimônia no Ministério da Cidadania. Na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância do programa para a população da região que será beneficiada.

“Nós, aqui, às vezes não damos muito valor à água, temos em abundância. Lá, quando você vê um velho nordestino, uma senhora de idade, com pele enrugada, entrando debaixo de uma bica d’água, não tem preço a alegria daquela pessoa, parece que ganhou na Mega-Sena”, disse o presidente, ao ressaltar a importância da água para a população no Nordeste do país.

Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, o Censo Escolar revelou que há 3 mil escolas onde falta água na Região Nordeste.

“São alunos, professores e funcionários sem acesso à rede pública de abastecimento, a poço artesiano ou a cisterna. Por meio de tecnologia e sistema de abastecimento, o Programa Água nas Escolas vai mudar essa situação e garantir a oferta de água potável”, disse o ministro.

João Roma acrescentou que, com melhores condições de infraestrutura, haverá ganhos na qualidade de ensino, no rendimento dos alunos e no dia a dia das famílias.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Após 22º feminicídio este ano, Kitty Lima reforça importância de mecanismos de prevenção e de acolhimento as vítimas

    A deputada Estadual reeleita, Kitty Lima (PSB), usou a tribuna [...]

  • 7ª edição do Prêmio Olho Vivo será lançada no Babbo, eleito melhor restaurante de Sergipe em 2025

    A organização da 7ª edição do Prêmio Olho Vivo, promovido [...]

  • Contas do governo têm superávit de R$ 4,8 bilhões em setembro

    As contas do Governo Central - que reúne Tesouro Nacional, Previdência Social [...]

  • Secretária da Fazenda destaca aumento de investimentos em prestação de contas na Alese

    Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, na Sala de [...]

  • Prefeitura promove roda de conversa sobre prevenção à gravidez na adolescência para alunos da rede municipal

    O Programa Florir possibilita a discussão sobre fertilidade, prevenção à [...]