O Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), fez, nesta quinta-feira (21/8), a entrega simbólica do Plano Brasis de cada uma das 27 Unidades da Federação. A entrega foi realizada durante a Cerimônia de Abertura da 9ª Edição do Salão do Turismo, em São Paulo (SP).

Os documentos, elaborados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae), apresentam um diagnóstico baseado nos dados e nas características de cada região e alinham as estratégias e planos de ação para potencializar a atração de turistas internacionais para os estados.

Presente ao evento, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que a promoção do turismo traz saúde para o país e para as pessoas. “Turismo é saúde. O turismo promove saúde, aproxima as pessoas do contato com a natureza nesse país fascinante que é o Brasil. Turismo é o grande empregador, baseado em menor capital, pequenas empresas, médias empresas, grandes empresas, distribuição de renda. A melhor maneira de estimular o turismo é melhorar a renda do povo, as pessoas terem emprego, ter um dinheirinho para poder viajar, conhecer e promover o turismo”, ressaltou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o Brasil está vivendo um momento histórico para o turismo. Segundo ele, em 2024, foram quebrados todos os recordes, recebendo 6,77 milhões de turistas estrangeiros, o que gerou arrecadação de US$ 7,3 bilhões para o país. “Não há outra atividade econômica que tenha gerado tal montante, com responsabilidade climática e ambiental, e promovendo tanta geração de emprego e renda. Em 2025, os números são ainda mais promissores. Até o mês de julho, já contabilizamos 5,9 milhões de turistas internacionais e temos a certeza de que superaremos a marca de 8 milhões até o final do ano, algo inédito na história do Brasil”, explicou.

Esse sucesso é fruto de um governo de diálogo, que coloca o Brasil acima de tudo e que trabalha em parceria com governadores e prefeitos, independentemente de posicionamentos políticos. O turismo é, sem dúvida, a solução para o século 21, com um potencial enorme pela frente”, ressaltou o presidente da Embratur.

Leia também
• Haddad celebra conduta de Alckmin nas negociações com EUA: ‘dignidade’ e ‘cabeça erguida’
• Alckmin destaca melhora na renda, queda da inflação e isenção do IR, no 9° Salão do Turismo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou a importância do turismo para a economia, mas para o país como um todo. “O turismo não é apenas uma atividade econômica. Ele enriquece culturalmente, integra o país, promove o conhecimento de nossa história, natureza e cultura. É uma atividade que gera emprego com sustentabilidade e não pode ser mecanizada, pois sua essência é a interação humana. É um privilégio trabalhar com uma equipe que entende a importância estratégica do turismo para o nosso desenvolvimento.”

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o frutos do crescimento da atividade turística no país serão destacados durante o Salão. “O sucesso que nós vamos ver nesse salão e os números estão vinculados ao sucesso do turismo, ao crescimento industrial, comercial e de serviços, e à melhora na taxa de desemprego, que é a melhor taxa de desemprego da história com menos de 6% de desemprego”, ressaltou.

O turismo promove saúde, aproxima as pessoas do contato com a natureza nesse país fascinante que é o Brasil. A melhor maneira de estimular o turismo é melhorar a renda do povo, as pessoas terem emprego, ter um dinheirinho para poder viajar, conhecer e promover o turismo”, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin

 

PLANO BRASIS – Durante a entrega simbólica do Plano Brasis, Marcelo Freixo explicou porque o documento estabelece um novo marco na promoção turística internacional do país. “O nome Brasis foi escolhido porque o Brasil é um país único, mas que nunca foi um só. Isso significa que a estratégia de promoção para o Amapá será diferente da do Ceará, do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais. Por meio desta cocriação, o plano visa potencializar os diferenciais competitivos do Brasil, como sua diversidade, geografia, cultura, ecossistemas, sustentabilidade e autenticidade”, explicou.

“O plano é pensado para cada uma das 27 unidades da Federação, pois o objetivo é alcançar todas as regiões, que têm muito a oferecer. Ele combina uma ideia de Brasil como um todo e ferramentas gerais com a especificidade de cada lugar. O objetivo é que o turismo se consolide também como motor do desenvolvimento social, uma atividade geradora de emprego e renda, contribuindo para a economia nacional”, completou Freixo.

Para a coordenadora de Projetos do Sebrae Nacional, Ana Clévia, a entrega pela Embratur e pelo Sebrae do Plano Brasis às 27 unidades da Federação tem importância singular para o que está sendo construído no turismo brasileiro para os próximos anos. “O turismo internacional bate todos os recordes, mas isto resulta de um trabalho profissional com inteligência de dados, em que o Sebrae tem a felicidade de contribuir com esse trabalho estratégico que a Embratur tem realizado. E a entrega do Plano Brasil aqui para cada unidade da Federação mostra a estratégia, o posicionamento do turismo para o mercado internacional. É assim que nós fazemos a diferença, com trabalho competente, com inteligência de dados e principalmente um trabalho para posicionar o Brasil entre um destino de mercado entre o destino de destaque no mercado internacional”, ressaltou Ana Clévia.

SALÃO DO TURISMO – O Salão Nacional do Turismo acontece entre 21 e 23 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP). O evento é uma estratégia do Governo Federal para mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos, desenvolvidos e estruturados, segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo. Além da entrega dos planos de marketing na abertura, a Embratur participa do evento com um estande e de reuniões estratégicas, workshops, lançamentos de novas ações com parceiros. Além disso, a Agência fará a apresentação do Plano Brasis para os estados.

21/08/2025 - Abertura Do Salão Nacional de Turismo, em São Paulo-SP.

No estande da Embratur, serão expostas ativações que integram experiências tecnológicas à divulgação dos destinos:

– Realidade virtual Brasil 360º: apresenta os destinos turísticos estratégicos, com o objetivo de destacar a diversidade cultural, natural e histórica do Brasil. A iniciativa oferece uma experiência imersiva, por meio de realidade virtual, transportando o público para cinco regiões icônicas por meio de vídeos em 3D e outras tecnologias. Cada vídeo convida o espectador a vivenciar experiências em diferentes partes do Brasil, como o Rio Negro e a Floresta Amazônica (AM), um encontro com a fauna e as tradições do Pantanal e um passeio pela Pequena África no Rio de Janeiro (RJ), entre outras;

– Totem Feel Brasil: a ferramenta apresenta, em vários idiomas, o projeto desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que selecionou 101 experiências, em 61 municípios, das 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.

Fonte, Agência Gov

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Emília pede ao governo isenção de ICMS que contemple ônibus a gás e elétricos

    A prefeita Emília Corrêa, que já havia solicitado ao Estado [...]

  • Governo Federal entrega Plano Brasis aos 26 estados e DF no Salão Turismo

    O Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção [...]

  • Obras na ponte Aracaju/Barra causarão interdições a partir da segunda-feira, dia 25

    Motoristas e pedestres que utilizam a Ponte Construtor João Alves, [...]

  • Saúde de Aracaju dobra oferta de exames laboratoriais e amplia acesso para a população

    A população de Aracaju agora tem acesso ampliado aos exames [...]

  • Conferência estadual reafirma compromisso de Sergipe com a igualdade racial

    Sergipe está entre os cinco estados com as maiores proporções [...]