O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), em reunião realizada nesta segunda-feira, 13, aprovou a proposta de redução da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nova taxa foi estabelecida em 1,70% ao mês, uma redução significativa em relação ao patamar mensal anterior de 2,14%.

A medida abrange mais de 37 milhões de cidadãos, incluindo aposentados e pensionistas, que têm contrato ativo de empréstimo consignado. Além disso, o valor percentual para o cartão de crédito consignado também foi reduzido para até 2,62%, contra os 3,06% do percentual anterior.

Atualmente, cerca de oito milhões de beneficiários têm contrato ativo de empréstimo consignado, e aproximadamente 1,8 milhão já chegaram ao limite de utilização da margem, que é definido em 45% do benefício. Para o ministro Carlos Lupi, é fundamental haver mudanças nas faixas para aqueles que recebem menos de dois salários mínimos.

A próxima reunião do CNPS, em 27 de abril, tem como objetivo discutir o percentual de margem vigente. Além disso, foram aprovadas a formação de comissões de trabalho para analisar o modelo do cartão de crédito consignado e a competência do colegiado.

*Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 14,2%

    A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (1º) a redução de 14,2% [...]

  • Contribuintes têm até 30 de junho para solicitar isenção do IPTU 2027

    Os contribuintes que desejam solicitar a isenção do Imposto Predial [...]

  • Semana do Meio Ambiente destaca protagonismo jovem e debate climático em Aracaju

    Debates sobre mudanças climáticas, protagonismo juvenil e a construção da [...]

  • Sergipe colhe resultados históricos e consolida liderança nacional na produtividade de grãos

    Sergipe vive um dos momentos mais expressivos de sua história [...]

  • Ancelotti escala 2 times e seleção se despede com goleada sobre Panamá

    A seleção brasileira masculina de futebol se despediu em grande [...]