O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), em reunião realizada nesta segunda-feira, 13, aprovou a proposta de redução da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nova taxa foi estabelecida em 1,70% ao mês, uma redução significativa em relação ao patamar mensal anterior de 2,14%.

A medida abrange mais de 37 milhões de cidadãos, incluindo aposentados e pensionistas, que têm contrato ativo de empréstimo consignado. Além disso, o valor percentual para o cartão de crédito consignado também foi reduzido para até 2,62%, contra os 3,06% do percentual anterior.

Atualmente, cerca de oito milhões de beneficiários têm contrato ativo de empréstimo consignado, e aproximadamente 1,8 milhão já chegaram ao limite de utilização da margem, que é definido em 45% do benefício. Para o ministro Carlos Lupi, é fundamental haver mudanças nas faixas para aqueles que recebem menos de dois salários mínimos.

A próxima reunião do CNPS, em 27 de abril, tem como objetivo discutir o percentual de margem vigente. Além disso, foram aprovadas a formação de comissões de trabalho para analisar o modelo do cartão de crédito consignado e a competência do colegiado.

*Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governador vistoria obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo

    O governador Fábio Mitidieri visitou as obras do Complexo Viário [...]

  • “Sessão de terapia” no ChatGPT oferece riscos e preocupa especialistas

    " – Tenho me perguntado se a vida vale a pena." [...]

  • Maurício Maravilha participa de reunião com coordenação da Ocupação Valdice Teles ao lado da prefeita Emília Corrêa e secretariado municipal

    Na tarde da última sexta-feira, 16 de maio, o vereador [...]

  • Em menos de dois meses setor de transporte renova frota com mais 19 ônibus novos

    Mantendo o ritmo da renovação, a viação Atalaia já entregou [...]

  • PRF lança portal com informações sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o portal do Projeto [...]