O governo federal lançará o programa Voa, Brasil, destinado a reduzir os preços das passagens aéreas no país, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O objetivo é democratizar o acesso a passagens aéreas com um custo estimado de R$ 200 por trecho voado. Servidores públicos nos três níveis de governo, aposentados e pensionistas da Previdência Social e estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil serão beneficiados pelo programa. Os participantes poderão comprar até duas passagens por ano, com direito a um acompanhante em cada trecho. Os bilhetes deverão ser pagos em até 12 vezes com juros, no valor de até R$ 72 para cada prestação.

O ministro esclareceu que o custo de cada trecho é calculado considerando o número de assentos por quilômetro voado. Quanto mais assentos por quilômetro estiverem preenchidos, mais barato deve ficar o preço. O programa será oferecido fora da alta temporada, em dois períodos: de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando tradicionalmente ocorre uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.

O governo federal não subsidiará o programa, apenas o organizará. As vendas serão intermediadas pela Caixa Econômica e pelo Banco do Brasil, e as próprias companhias aéreas oferecerão a opção Voa, Brasil em seus sites. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) acompanha a proposta do governo e se coloca à disposição para contribuir no debate. O ministro espera que o programa comece a funcionar no segundo semestre deste ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Escritora Izabel Nascimento lança o livro Monumentos da Cultura Sergipana no Dia do Folclore

    Nesta sexta-feira, 22 de agosto, data em que se celebra [...]

  • Jornalista Alessandra Franco e terapeuta Drica Alves reúnem mulheres em roda de conversa para a partilha de vivências

    Definitivamente, há algo de profundamente transformador quando mulheres se reúnem. [...]

  • GACC divulga programação da Feijoada Com Amor – 26 anos de Dedicação e Esperança

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe [...]

  • Aracaju fortalece o setor de tecnologia e registra crescimento de 38,5% na abertura de empresas em 2025

    O município de Aracaju vive um momento de expansão no [...]

  • Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho

    A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a [...]