
O Governo do Estado segue empenhado em garantir a mobilidade e autonomia dos sergipanos por meio da entrega de cadeiras de rodas. A iniciativa, realizada pelo Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já permitiu a entrega de 5.432 cadeiras, um marco expressivo na qualidade de vida dos pacientes que enfrentam desafios na locomoção.
Entre os beneficiados está a dona de casa Josefa Adriana, que foi até a unidade buscar a cadeira de rodas para o seu filho. Ela contou que há dois anos sofreu uma queda e passou dois meses internado, o que comprometeu sua locomoção desde então. “Receber a cadeira de rodas é muito importante para o meu filho. Ele pode se movimentar com mais autonomia, participar das atividades do cotidiano e ter uma vida mais digna. Para nós, é muito mais do que um equipamento, é uma oportunidade de independência e uma melhora significativa na qualidade de vida dele”, relatou.
Quem também se emociona ao receber o equipamento é Durvailde Carvalho, que foi pegar a cadeira de rodas para o seu esposo, que teve um aneurisma cerebral há quatro anos. “Meu esposo depende totalmente da cadeira para se locomover. Hoje estamos recebendo esta nova cadeira, que vem substituir a que ele usava. Serviços como este são essenciais, porque oferecem independência e dignidade. Sou muito grata por toda ajuda que recebemos”, disse.
Como solicitar
Os pacientes que precisam de cadeiras de rodas devem apresentar um relatório médico, fisioterapêutico ou ocupacional contendo o código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e o peso do paciente, além de documentos pessoais e o cartão do SUS. A solicitação deve ser feita no setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais do CER IV.
De acordo com a gerente do setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais, Tamara Carvalho, cada equipamento simboliza dignidade, inclusão e autonomia para os beneficiários. “No CER IV, essa iniciativa abrange um atendimento humanizado e especializado que oferece suporte individualizado, visando assegurar a qualidade de vida e plena independência em suas rotinas diárias. Tal resultado evidencia o compromisso do estado em promover o bem-estar da população e efetivar os direitos fundamentais”, destacou o gerente.
Centro de referência
O CER IV promove cuidados em saúde para habilitação/reabilitação física, intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), auditiva e visual. Ele é referência na atenção ambulatorial e realiza diagnóstico e avaliação, orientação e estimulação precoce, além da reabilitação/habilitação funcional de pessoas com deficiência, a fim de garantir a autonomia e a independência delas com um atendimento cada vez mais qualificado.
Fonte, Secom – Estado.