Governador confirmou despachos, uma vez por mês, no município e apoio ao Fasc

O Governo de Sergipe realizou, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e da Secretaria Especial da Cultura (Secult/SE), a reabertura do Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão. O espaço ficou fechado para reforma por três anos, e recebeu investimento de R$ 1.428.171,13 do Estado. O governador Fábio Mitidieri esteve presente e, na oportunidade, anunciou parcerias com o município. Fábio confirmou que a partir deste mês de agosto, irá despachar uma vez por mês em São Cristóvão; e garantiu apoio cultural à edição 2025 do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc).

Os anúncios foram feitos na cerimônia realizada pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em comemoração aos 15 anos de chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Mitidieri destacou a decisão de despachar uma vez por mês no município com base em sua importância histórica e cultural para Sergipe, ao lembrar que o hoje Museu Histórico de Sergipe foi um palácio governamental quando São Cristóvão era a capital do estado.

“Para mim será uma alegria e uma honra muito grande poder, a partir deste mês, em todos os meses, despachar um dia em São Cristóvão. Queremos devolver ao município, mesmo que por um dia, o direito de ser a capital de Sergipe. A nossa Cidade Mãe merece essa homenagem. Vamos ouvir as demandas do prefeito, dos vereadores e do povo, fazendo com que as pessoas de São Cristóvão tenham dignidade. Esse Museu era o Palácio de Governo no passado, e hoje, neste dia de celebração, vamos devolver a capital para cá por um dia em todos os meses”, disse o governador.

Em seguida, ele confirmou o apoio cultural, por meio da Funcap, ao Festival de Artes de São Cristóvão 2025, que marcará os 53 anos do Festival. O evento cultural, organizado pela Prefeitura de São Cristóvão, acontece entre 20 e 23 de novembro. “Será uma das maiores edições da história. Eu disse ao prefeito que vamos fazer parceria em 2025, entre Estado e município, para reforçar ainda mais essa festa, e prometo que vamos fazer bonito. Já está aqui a ordem à Funcap e à Secult, para que caprichem esse ano”, acrescentou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes de instituições culturais e da sociedade civil, celebrando um importante marco para a história, cultura e turismo do estado. Fábio esteve presente por meio de um convite do prefeito de São Cristóvão, Júlio Santana, e ressaltou a aproximação entre ambos os grupos. “É importante salientar isso: Governo do Estado e município trabalhando de mãos dadas. Quem ganha é a população, e a gente está aqui hoje celebrando isso”, afirmou.

Júlio Júnior

A união entre poderes em prol da população também foi destacada por Júlio Júnior. “A gente está nesse momento de aproximação. O Governo do Estado está chegando com o investimento, fazendo essa entrega importantíssima do Museu. Agradeço ao governador pelo presente que você nos dá, neste dia que celebramos os 15 anos da chancela da Praça São Francisco como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. São Cristóvão é a Cidade Mãe de Sergipe, e o senhor é sempre bem-vindo”, sublinhou.

Marcos Santana

As demais autoridades presentes também classificaram de forma positiva a aproximação entre Governo de Sergipe e Prefeitura de São Cristóvão. “É um momento de muita alegria. Esse equipamento é importante para o turismo de São Cristóvão. E a ideia de despachar daqui todo mês, para nós, é algo simbólico. Isso devolve, pelo menos simbolicamente, o sonho de João Bebe Água de ter a cidade como capital do estado. O povo de São Cristóvão agradece por isso”, afirmou o ex-prefeito do município e secretário de Governo, Marcos Santana.

Paulo Júnior

O deputado estadual Paulo Júnior, que é natural da cidade, também elogiou a entrega do Museu Histórico de Sergipe totalmente restaurado. “Representando São Cristóvão na Assembleia Legislativa, quero agradecer ao Governo do Estado. Este equipamento vai estar aberto a todos os turistas na nossa cidade de São Cristóvão. Ele é gerido pelo Estado, e a Prefeitura tem feito parcerias com o Governo para fomentar e incentivar a manutenção e a preservação de todo o patrimônio público do nosso município”, disse.

André Moura

Também esteve presente na solenidade o ex-deputado federal André Moura, que afirmou: “Estou muito feliz aqui em estar ao lado de todos neste dia tão importante. Parabenizo o governador pela iniciativa, com um grande simbolismo de trazer a estrutura do Governo do Estado. Todas as vezes que o governador estiver em São Cristóvão, trará boas notícias à Cidade Mãe de todos os sergipanos”.

Reabertura do Museu

A reforma do Museu Histórico de Sergipe foi realizada por meio da Funcap, responsável pela administração, e executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). Iniciada em dezembro de 2022, ela contemplou a restauração cuidadosa da parte externa e interna do edifício, garantindo a preservação de sua estrutura histórica e de sua relevância para a memória sergipana.

O Museu Histórico de Sergipe é a instituição museal mais antiga do estado, e um dos espaços culturais mais visitados de São Cristóvão, sendo parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça São Francisco. O espaço é original do século XVIII, possui arquitetura colonial e elementos de arte barroca, e já serviu como palácio do Poder Executivo no período provincial, quando São Cristóvão era a capital sergipana.

O serviço contou com revisão do telhado, da parte elétrica e pintura geral, substituição de peças danificadas, acabamento, revisão elétrica, entre outros. Também foi feita a aquisição de novos equipamentos eletrônicos que vão apoiar o funcionamento do espaço. Outro destaque é o planejamento para a realização de futuras adequações voltadas à acessibilidade do museu, cujos projetos estão em análise junto ao Iphan.

Praça São Francisco

Também foi realizada a cerimônia de celebração do aniversário de 15 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco, entregue pela Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A praça, localizada no Centro Histórico da cidade, foi tombada em 2010, consolidando-se como local de identidade e memória para o município e a comunidade nacional e mundial, e sendo fortalecida como expoente histórico e turístico da Cidade Mãe.

Por Habacuque Villacorte da equipe CinformOnline.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Turismo em Sergipe é impulsionado com a realização da 26ª Copa Brasil de Kart

    A 26ª Copa Brasil de Kart, realizada em Aracaju, no [...]

  • 26ª Copa Brasil de Kart consagra Olin Galli como decacampeão, Euvaldo Luz como tetra e sete novos campeões no Grupo 2 em Aracaju

    Terminou no último sábado (2) a 26ª edição da Copa [...]

  • Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

    O Brasil não deve abrir mão de procurar viabilizar uma [...]

  • Tribunal de Contas acerta em fiscalizar e a Prefeitura de Aracaju em cumprir a lei

    O assunto mais comentando nos últimos dias, em todas as [...]

  • GOVERNO DO ESTADO – “Queremos devolver ao município o direito de ser a capital de Sergipe”

    Governador confirmou despachos, uma vez por mês, no município e [...]