As discussões sobre transição energética e energias renováveis seguem como um dos focos do Governo do Estado dentro de sua política produtiva. Com essa premissa, representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DREL), participaram de agenda em Fortaleza, Ceará, entre os dias 12 e 14 de agosto. A companhia esteve presente no Fiec Summit 2024, programação considerada referência no debate sobre o hidrogênio verde. Na oportunidade, a Codise também visitou o Complexo do Pecém e conheceu a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Ceará.
Com uma programação que contou com palestras, exposição, presença de startups, encontro de negócios e rodada científica, o Fiec Summit foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará. O público incluiu desde líderes do setor produtivo até autoridades públicas, passando por acadêmicos, técnicos e demais interessados no tema. Em sua terceira edição, o evento buscou fomentar discussões direcionadas, além de impulsionar investimentos que promovam o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade.
Em nome da Codise, esteve presente o diretor de Novos Negócios da companhia, Gibran Ramos. “A presença do Governo do Estado por meio da Codise no Fiec Summit demonstra o quanto a administração estadual pensa sua política de desenvolvimento de forma atrelada à sustentabilidade. Durante o evento, ampliamos nossa rede de contatos e acessamos informações atualizadas e qualificadas, podendo contribuir para fortalecer a experiência sergipana”, detalhou.
Para o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, é necessário incluir estratégias voltadas à preservação do meio ambiente nas cadeias de produção do estado. “Sergipe tem assumido uma posição de vanguarda no debate sobre o hidrogênio verde e a transição energética. Para tanto, tem buscado se colocar entre os principais atores do setor, a fim de reunir conhecimento para estabelecer um sistema local eficiente. Nesse cenário, é preciso pensar o papel das indústrias e em como adotar um modelo de desenvolvimento que privilegie o meio ambiente”, detalhou.
O diretor de Relações Internacionais da Desenvolve-SE, Ademário Alves, comentou que a participação no evento foi frutífera para conhecer inovações e projetos. “Saímos com um grande volume de informações e novos insights para o desenvolvimento desse mercado em Sergipe. Além disso, avançamos em negociações com várias empresas com forte potencial de atuação no estado e que podem nos colocar no protagonismo do mercado nacional e internacional do hidrogênio verde”, pontuou.
Zona portuária
Durante estada na capital cearense, a Codise visitou o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na região metropolitana de Fortaleza. A ZPE do Ceará é considerada a primeira a entrar em operação no Brasil, e abrange um Hub de Hidrogênio Verde lançado em 2021. A visita, que ocorreu no dia 14, também integrou a Termelétrica Energia Pecém, da Eneva.
O Hub de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém visa transformar o Ceará em um fornecedor deste combustível, gerando emprego, renda e contribuindo para a descarbonização do planeta. A estrutura reúne práticas e mecanismos que podem servir de referência para Sergipe, que vem articulando a criação de seu próprio Plano de Transição Energética e desenvolvendo estudos sobre hidrogênio verde.
Fonte, Secom – Estado.