O Governo do Estado, a partir da atuação da Secretaria de Estado da Administração (Sead), finaliza o ano de 2024 com uma série de conquistas que reforçam o compromisso com a modernização da gestão pública, a valorização e qualificação dos servidores, e a ampliação dos serviços à população sergipana.
Para a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, a função da Sead é apresentar soluções de gestão, com foco no controle de gastos para continuar realizando melhorias, promovendo a valorização dos servidores e reestruturando os quadros por meio da realização de novos concursos.
“Seguimos com um planejamento que contempla tanto a administração direta quanto a indireta, sempre priorizando as diretrizes trazidas pelo governador Fábio Mitidieri”, disse a secretária, reforçando que a partir dessas prioridades, são apresentadas soluções de gestão que visam estruturar o Estado de forma mais eficiente, com o objetivo de encerrar o ano com um governo mais organizado e viável sob a ótica da administração pública, entregando serviços de maior qualidade ao cidadão.
Valorização dos servidores
A valorização dos servidores e os concursos públicos foram prioridades da Sead em 2024. Durante o ano, foram realizadas promoções de carreira e ajustes nas remunerações da Polícia Penal e das Forças de Segurança, implementação do piso salarial da enfermagem e da segunda etapa do adicional de periculosidade. Atualmente, a folha de pagamento ultrapassa R$ 300 milhões mensais, sem contar a previdência, que também está vinculada à Sead.
No que se refere aos concursos públicos, seis certames foram concluídos, resultando na posse de 360 novos servidores e empregados públicos em áreas estratégicas como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), bem como novos contadores e procuradores do estado. Outros oito concursos estão em andamento, contemplando secretarias como Saúde, Fazenda, Assistência Social, Administração, além da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Fundação Renascer, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e Polícia Militar (PM). Considerando apenas os concursos da PM, Saúde e Assistência Social, serão mais de 1.300 novos servidores a tomarem posse em um futuro próximo.
Para a superintendente de Recursos Humanos, Bianca Braga, entre as ações de valorização, destacam-se o lançamento do Programa de Preparação para a Aposentadoria, a definição do local para o Clube do Servidor e o fortalecimento do Programa de Benefícios. “O Mês do Servidor foi marcado por atividades especiais, como a primeira Corrida do Servidor e a retomada dos Jogos dos Servidores. Além disso, o Clube de Vantagens para os servidores já está em fase final de implementação, com lançamento próximo”, afirmou.
Tecnologia e acessibilidade
A área de tecnologia também foi um foco de grande desenvolvimento. A Sead implementou 10 novos módulos no Sistema Integrado de Pessoal (Sipes) e iniciou o processo de contratação de modernização tecnológica com consultoria especializada.
Os Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac), que desempenham papel essencial no atendimento à população, realizaram mais de 1 milhão de atendimentos entre janeiro e novembro de 2024. Além disso, o Ceac Itinerante expandiu a atuação, levando serviços a áreas mais distantes e registrando mais de 12 mil atendimentos até novembro, no programa ‘Sergipe É aqui’. Em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), iniciativas de acessibilidade foram implementadas, como intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), em todas as unidades e a aquisição de cadeiras de rodas para facilitar o atendimento.
Rodrigo Farias, superintendente de Inovação de Gestão de Atendimento ao Cidadão (Sigac), destacou o avanço no número de atendimentos e nas melhorias realizadas, incluindo a revitalização de unidades e ações de inclusão.
Expansão do atendimento
No campo da infraestrutura, a Sead investiu na revitalização de unidades da rede Ceac, como o da Rodoviária, Rua do Turista e Riomar, que receberam melhorias nas instalações e na comunicação visual. “Em 2025, um grande marco será a criação da primeira unidade no sertão sergipano, em Nossa Senhora da Glória, cujo estudo técnico já foi aprovado’’, destaca Rodrigo.
Acolhimento aos novos servidores
A Perícia Médica de Sergipe tem desempenhado um papel fundamental no cuidado da saúde dos servidores públicos estaduais, oferecendo suporte essencial para aqueles com comorbidades temporárias ou permanentes. Em 2024, o setor já realizou 7.891 atendimentos, com expectativa de superar os 8 mil até o final do ano, evidenciando sua importância no contexto da administração pública.
Para a diretora Kátia Gama, além de garantir a saúde e o bem-estar dos servidores, a Perícia Médica se destaca pelo acolhimento aos novos servidores que ingressam no serviço público estadual.
Capacitação e formação
A Escola de Governo teve papel essencial na qualificação dos servidores públicos. Em 2024, foram oferecidos 88 cursos, capacitando 4.174 servidores de 139 órgãos. As pós-graduações gratuitas se destacaram, beneficiando 240 servidores.
Wellington Mangueira, diretor-geral da Escola de Governo, enfatiza a importância dos cursos, que abordam temas como direitos humanos, cidadania, gestão e desenvolvimento sustentável, além de línguas estrangeiras e áreas como licitações e contratos. Também foi lançado o projeto-piloto Sabes, que incentiva o cuidado com a saúde, a prática de atividades físicas e a integração entre os servidores.
Outro fato marcante em 2024 que merece destaque foi a realização do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração e do Encontro das Escolas de Governo, em Aracaju, no mês de junho. A realização desses eventos está alinhada com a política do Governo de projetar o estado de Sergipe no cenário nacional.
Gestão patrimonial e regularização fundiária
A Superintendência de Patrimônio (Supat) obteve importantes avanços em 2024, com a regularização de 99 imóveis e outros 60 em processo, além da realização de quatro leilões de bens inservíveis, com uma arrecadação gerada pela gestão patrimonial, que somou R$ 6.957.502,77 recursos, que estão sendo revertidos aos cofres públicos, aumentando a receita do Estado de Sergipe.
Wédson Nunes, superintendente de Gestão do Patrimônio, destacou também um marco importante para o Estado de Sergipe: a sanção da Lei nº 9.458, em maio de 2024. “A nova legislação trouxe maior segurança jurídica e eficiência à gestão patrimonial, permitindo avanços significativos na administração dos bens públicos e consolidando um ano desafiador, mas repleto de oportunidades para a Supat”, afirmou.
Sustentabilidade e responsabilidade social
A Sead aderiu à plataforma A3P, do Governo Federal, ampliando o escopo para incluir os pilares de Social e Governança (ESG). A implementação dessas práticas reflete o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Além disso, a secretaria está adotando boas práticas não apenas como parte de sua rotina, mas também como um fator estratégico nas decisões de investimento, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e ético.
Saldo positivo e avanços
A Sead encerra 2024 com um saldo positivo e avanços em diversas áreas. As iniciativas implementadas ao longo do ano fortaleceram o compromisso do Governo do Estado de Sergipe com a modernização, valorização do servidor e inclusão, garantindo um atendimento de qualidade à população sergipana.
Para 2025, os desafios incluem a realização de novos concursos, entre os mencionados pelo governador Fábio Mitidieri, destaca-se um grande concurso para a Educação, que deverá ser autorizado para o próximo ano, a expansão das capacitações para os servidores, a entrega de novas unidades de atendimento ao cidadão e a continuidade dos projetos de modernização tecnológica. Outro ponto de destaque para 2025 é o fortalecimento do Governo Digital.
Fonte, Secom – Estado.