O governador Fábio Mitidieri reuniu-se nesta quinta-feira, 24, com gestores estaduais e representantes da Receita Federal em Sergipe e da Aena Brasil, que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, para intermediar o retorno das operações por meio da Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) em área alfandegada em Sergipe.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, Valmor Barbosa, a medida atende a um pedido antigo dos empresários sergipanos. “Até 2014, o Aeroporto Santa Maria tinha uma área alfandegada. Hoje, os empresários de Sergipe que fazem importação precisam realizar a operação das suas mercadorias em Salvador, o que demanda muito tempo. Então, nós estamos tentando trazer a operação de DTA para o aeroporto que é administrado pela Aena. O governador aproveitou também para cobrar a Aena para agilizar a questão dos voos internacionais em Sergipe”, explica Valmor Barbosa.

O gestor destaca ainda que, no processo de retorno da área alfandegada, a Receita Federal tem sido parceira do Estado para atender a demanda do mercado sergipano.

Nesse contexto, o delegado da Receita Federal em Sergipe, André Ricardo Santana Passos, ressalta que o órgão federal já realizou e disponibilizou à Aena os estudos para facilitar a viabilidade do alfedegamento do aeroporto ou de um possível terminal de cargas no aeroporto. “Também comunicamos que, possivelmente no segundo semestre, a Receita terá aqui em Sergipe uma alfândega, além da delegacia da Receita, então serão duas unidades da Receita Federal aqui. O crescimento do comércio exterior aqui em Sergipe proporcionou isso. A economia de Sergipe é muito importante e estamos aqui para ajudar”, evidencia o delegado André Ricardo Santana Passos, ao enfantizar o crescente volume de exportaçõese e importações no estado.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil intensifica cerco ao crime organizado com foco na descapitalização de facções e repressão em fronteiras

    O combate ao crime organizado e a asfixia financeira das [...]

  • Beneficiários de Aracaju que fazem aniversário em janeiro precisam realizar a prova de vida

    Aposentados e pensionistas do Município de Aracaju nascidos no mês [...]

  • Hemose reforça importância da doação de plaquetas por aférese

    O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), gerido pela Fundação [...]

  • Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

    Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A [...]

  • Presidente sanciona a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei [...]