Com o objetivo de promover um diálogo entre as iniciativas público e privada, o governador Fábio Mitidieri participou nesta quinta-feira, 29, do Fórum Empresarial de Sergipe, onde temas relevantes para o desenvolvimento do estado foram discutidos com empresários de diversos ramos. O debate aconteceu após a apresentação da palestra ‘Caminhos para o Desenvolvimento de Sergipe’, durante almoço em hotel de Aracaju.

Na oportunidade, Fábio apresentou aos empresários um balanço sobre os avanços nos últimos três anos. Entre os destaques, o chefe do Executivo estadual pontuou a façanha de atingir pela segunda vez consecutiva a nota máxima na Capacidade de Pagamento (Capag A), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Isso significa que Sergipe é considerado um estado bom pagador e que novas contratações de créditos e investimentos serão mais facilmente obtidas no futuro. Além disso, Sergipe ostenta a oitava colocação com menor endividamento do país, e é o terceiro no Nordeste, o que reforça o cenário positivo de atração de investimentos.

O dado entusiasmou os investidores presentes, que fizeram questionamentos ao governador sobre suas respectivas áreas de atuação. Empresários que atuam no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro convidaram Mitidieri para conhecer o potencial da região. “Queremos participar dessa sinergia, diante de tantos números positivos apresentados e convidamos o governador para nos visitar. Acompanhamos atentamente  as oportunidades  apresentadas hoje e estamos otimistas”, afirmou o empresário do ramo de alimentos e presidente da Associação das Indústrias do Distrito Industrial de Socorro, Rubens Cláudio.

O governador Fábio Mitidieri destacou a importância do diálogo. “Nós, enquanto gestão pública, precisamos dessa parceria com a iniciativa privada. Entendemos o Estado como um agente que gerencia, coordena, fiscaliza a coisa pública, mas muitas vezes precisamos do apoio desse papel executor da iniciativa privada. Preparamos uma apresentação focada em nossos projetos e perspectivas para 2026, com dados e detalhes para os próximos anos. O governo tem objetivos claros e trabalha para transformar a vida dos cidadãos”, ressaltou.

Representante do ramo de petróleo e energia, a empresária Ana Mendonça quis detalhes sobre a ampliação do Porto de Sergipe. “Diante de todas as reuniões que fizemos com a Petrobras, não resta dúvida que é de total interesse da estatal ampliar o Porto para a exploração de gás. A empresa não cravou datas, mas esta é uma das pautas prioritárias do Governo do Estado e manteremos estes diálogos até trazermos informações precisas”, respondeu o governador.

O diálogo prosseguiu e pautas de turismo, tecnologia, energia sustentável, indústria, entre outros segmentos do mercado, foram levadas até o governador, que apresentou o balanço de 2023 a 2025 aos presentes. Informações como o crescimento de 8,9% da receita própria  do estado, um aumento de cerca R$ 550 milhões em relação ao ano anterior, animaram o público.

Além disso, Sergipe tem a menor taxa de desemprego, de 7,7%, considerado o menor índice registrado na série histórica do estudo, iniciado em 2012. É pelo terceiro ano consecutivo o estado mais seguro do Nordeste, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o que contribui para a boa reputação necessária na atração de novas empresas. Para fortalecer a máquina pública, o Estado administra 27 concursos públicos e mais de R$ 715 milhões em obras de desenvolvimento do interior, por meio do programa Acelera Sergipe.

Outras marcas históricas foram atingidas em áreas essenciais, como a entrega do Hospital do Câncer, após dez anos de espera e a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do sertão, no Hospital de Nossa Senhora da Glória, descentralizando o atendimento e abrindo novas oportunidades para a população. Todas as ações destacadas foram acompanhadas pelos empresários, que buscaram detalhes com o governador para os seus respectivos setores.

Do ramo da construção civil, o empresário Luciano Barreto enfatizou o impacto positivo das ações da gestão estadual para o desenvolvimento de Sergipe. “Costumo dizer uma frase um tanto polêmica: no Brasil se gasta um milhão para fiscalizar um tostão. É um bordão para esclarecer o mal que é para a população quando empresas ganhadoras de licitação abandonam as obras. Isso para o país. O governador Mitidieri é um homem sério, com compromisso com o desenvolvimento do estado. A apresentação de hoje mostra o seu engajamento com todas as áreas, sobretudo com a construção civil, que segue um padrão sério de licitação”, considerou.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Estado apresenta avanços de Sergipe durante reunião com investidores

    Com o objetivo de promover um diálogo entre as iniciativas [...]

  • Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres

    O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no [...]

  • Prefeitura de Aracaju alerta para alterações viárias devido a eventos no fim de semana

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Sisu: 99% das vagas são preenchidas na chamada regular

    Divulgação/MEC Esta edição é a maior da história do programa [...]

  • Eleitos ‘Melhores de 2025’ recebem o Prêmio Olho Vivo em Aracaju

    Os eleitos 'Melhores de 2025' receberam o Prêmio Olho Vivo [...]