O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta segunda-feira (1º) uma lista com 14 marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para consumo humano após a constatação de impurezas ou de elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação.

Em nota, a pasta informou que os produtos que integram a lista devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis. “A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos”, destacou.

No comunicado, o ministério detalhou ainda que o alerta faz parte de desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização realizadas em todo o país entre os dias 18 e 28 de março, quando foram coletadas 168 amostras de café torrado.

“Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor”.

Para quem encontrar alguma das marcas citadas na lista sendo comercializadas, a pasta pede para ser comunicada imediatamente por meio do canal oficial Fala.BR. É preciso informar o nome do estabelecimento e o endereço onde foi adquirido o produto.

Os parâmetros de qualidade definidos para o café torrado podem ser acessados na Portaria 570 de 2022;

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Projeto do Governo que garante subsídio ao óleo diesel é aprovado na Alese

    O Projeto de Lei Complementar (PLC) 11/2026, de autoria do [...]

  • Brasil alcança maior índice de desenvolvimento humano da história

    O Brasil ingressou, pela primeira vez, na categoria de países [...]

  • Aracaju retorna ao Startup Summit e fortalece presença no cenário nacional da inovação

    Pelo segundo ano consecutivo, Aracaju marcará presença no Startup Summit, [...]

  • Prefeita Emília Corrêa articula diálogo para garantir avanço da obra de dragagem do Rio Poxim

    Na tarde desta segunda-feira, 25, a prefeita de Aracaju Emília [...]

  • Atlas da Violência: taxa de homicídios no Brasil é a menor em 11 anos

    As estatísticas oficiais mostram que o Brasil registrou 42.590 homicídios [...]