O governador Fábio Mitidieri realizou, nesta terça-feira, 3, uma visita técnica às obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, na região da avenida Beira Mar, em Aracaju. A agenda marcou o acompanhamento de mais uma etapa do empreendimento, considerado um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da capital e do estado de Sergipe.

Durante a visita, o governador acompanhou de perto a montagem das primeiras vigas do viaduto de 180 metros que integra o complexo, iniciada na última quinta-feira, 29 de janeiro. A instalação das estruturas pré-moldadas representa um avanço no cronograma da obra, que segue dentro do prazo estabelecido.

Na ocasião, Mitidieri destacou o desenvolvimento do cronograma e as próximas etapas do Complexo Viário Maria do Carmo Alves. Segundo ele, a liberação do viaduto está prevista para o mês de maio deste ano, o que permitirá a evolução das demais frentes de serviço. “Teremos a oportunidade de fazer a vistoria da obra e da ponte. A previsão de liberação do viaduto é agora no mês de maio e, a partir daí, vamos focar nas alças e na própria ponte. Acreditamos que, uma vez liberado o viaduto, as alças devam durar em torno de três meses após essa liberação. Depois, a previsão da ponte concluída é agosto de 2027, quando a obra estará 100% finalizada porque ela vem por etapas. A obra está bem avançada e, graças a Deus, está muito bem construída”, afirmou.

Além de detalhar o cronograma, o governador ressaltou a importância do acompanhamento permanente das obras e destacou o papel da população nesse processo. “É um papel nosso fiscalizar, acompanhar, e eu até estimulo a população a ser fiscal do governo, a verificar como anda a obra no seu município, por todo o estado porque sabemos que uma obra, seja ela pequena ou grande, tem que ser acompanhada. Aqui, graças a Deus, é uma obra bem antecipada, com qualidade, com um canteiro de obras muito bonito, e isso mostra a qualidade da empresa. O acompanhamento é muito importante”, complementou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, reforçou que o empreendimento segue dentro do cronograma estabelecido e detalhou as entregas previstas para os próximos meses. “Estamos fazendo, hoje, a visita ao complexo junto ao governador, imprensa, deputados e outras pessoas que foram convidadas para nos acompanhar. A obra está dentro do cronograma previsto. Agora, no mês de maio, entregaremos o viaduto da avenida Beira Mar, liberando o trânsito dessa região, e seguiremos com a obra que será entregue, definitivamente, em agosto de 2027, já com os acessos, ciclovia elevada e a ponte estaiada que interliga os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio”, destacou.

O diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Carlos Anderson Pedreira, enfatizou que o empreendimento conta com monitoramento ambiental contínuo desde o início da execução, garantindo o cumprimento de todas as exigências legais. “Desde o início, a Adema se faz presente. Foram impostos algumas condicionantes e medidas mitigadoras porque uma obra dessa magnitude precisa de acompanhamento ambiental permanente. Nossas equipes realizam vistorias periódicas para confirmar que todas essas medidas estão sendo cumpridas e não foi observado nenhum ponto sensível que exigisse ajustes significativos. A obra segue andando, do ponto de vista ambiental, na sua plenitude, sem intercorrências”, afirmou.

Quem também acompanha de perto o avanço da obra é Eraldo dos Santos, funcionário que atua diretamente no canteiro. Para ele, o investimento trará impactos positivos diretos para a mobilidade urbana da capital. “Vai melhorar o trânsito para a população. Creio que vai ser ótimo. O governo está de parabéns pelo investimento aqui da ponte, vai ser muito bom para a população aracajuana”, considerou.

Obra estruturante para a mobilidade urbana

Com investimento superior a R$ 318 milhões, o Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves é um projeto estratégico do Governo de Sergipe para reorganizar o fluxo de veículos na região sul da capital. O empreendimento contempla a construção de um viaduto na interseção das avenidas Tancredo Neves e Beira Mar, além de uma ponte estaiada de 360 metros, que ligará a avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio.

O projeto inclui, ainda, a implantação de 2,34 quilômetros de ciclovias, ampliando as alternativas de deslocamento para motoristas, ciclistas e pedestres, além de serviços complementares de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização em uma extensão aproximada de 4,8 quilômetros. A obra criará um novo acesso aos bairros Atalaia, Coroa do Meio e Zona de Expansão de Aracaju.

Avanço das frentes de trabalho

Nesta fase da obra, foi iniciada a montagem das vigas pré-moldadas do viaduto, estruturas fundamentais para a sustentação do equipamento viário, que serão apoiadas nas travessas e fundações já concluídas.

O gerente de contrato da Constran Internacional Construções S/A, Francisco Bandolis, explicou o estágio atual da obra e detalhou o trabalho em andamento nas diferentes frentes do complexo. “Hoje, fazemos a montagem das vigas pré-moldadas. São 48 vigas ao todo, cada uma pesando cerca de 30 toneladas. Já concluímos a etapa dos pilares e das travessas que recebem essas vigas e, agora, fazemos o lançamento para, posteriormente, executar as pré-lajes e finalizar a estrutura do viaduto, com previsão de conclusão até maio deste ano”, explicou.

Segundo Francisco, os trabalhos seguem simultaneamente na ponte estaiada. “A obra da ponte avança em duas frentes: na margem da Coroa do Meio, onde já concluímos toda a fundação e estamos entrando na etapa do bloco que receberá o mastro; e na Beira Mar, onde estamos executando as estacas e devemos concluir a quinta das 20 previstas ainda esta semana. Atualmente, cerca de 400 trabalhadores atuam no Complexo Maria do Carmo Alves, o que nos permite manter o ritmo e cumprir rigorosamente o cronograma, que está, inclusive, um pouco adiantado nessa etapa”, detalhou.

Na ponte estaiada, a fundação profunda do lado da coroa central foi finalizada, e os trabalhos avançam para a execução do bloco que sustentará o mastro. Já na margem da Beira Mar, a fundação segue em andamento.

A construção é executada pela empresa Constran Internacional Construções S/A, vencedora do processo licitatório, e integra o Programa Sergipano de Desenvolvimento Socioeconômico (Desenvolve Sergipe).

Integração com grandes projetos

O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves integra um conjunto de grandes obras viárias em execução pelo Governo de Sergipe, a exemplo da nova ponte Aracaju–Barra dos Coqueiros e da ponte Neópolis–Penedo, esta última com investimento de R$ 203 milhões. As intervenções reforçam a estratégia do Estado de modernizar a infraestrutura, melhorar a logística e fortalecer o desenvolvimento econômico regional.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vibe Music Lounge anuncia último evento antes da demolição do imóvel

    A Vibe Music Lounge, uma das principais casas de evento [...]

  • Governo de Sergipe vistoria avanço das obras do Complexo Viário Maria do Carmo em Aracaju

    O governador Fábio Mitidieri realizou, nesta terça-feira, 3, uma visita [...]

  • Fies 2026: abertas as inscrições para o 1º semestre

    Os estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro [...]

  • Huse alcança 2 mil procedimentos no Centro de Hemodinâmica em quase sete meses e reduz tempo de espera de pacientes cardíacos

    “Achei que fosse ficar numa fila de espera”. Esta frase [...]

  • Última semana para garantir desconto de 7,5% na cota única do IPTU 2026 em Aracaju

    Os contribuintes aracajuanos podem aderir à cota única do Imposto [...]