
Ampliando a oferta de qualificação para as gestoras dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SPM), promoveu uma Oficina de Formação na última sexta-feira, 12, buscando fortalecer a atuação dessas gestoras na proteção de direitos, no fortalecimento da rede de atendimento e na transformação da vida das sergipanas.
Com foco na prática e no enfrentamento dos desafios reais dos territórios, a formação tem como objetivo fortalecer a atuação das gestoras municipais, desenvolvendo competências para diagnóstico, planejamento e formulação de políticas públicas baseadas em evidências. “É uma contribuição da SPM para que cada vez mais os municípios consigam implementar as políticas públicas para as mulheres de forma efetiva e que chegue realmente as que mais precisam”, detalhou a diretora de Articulação e Participação Social da SPM, Edlaine Sena.
A proposta é que cada participante saia ainda mais preparada para analisar dados e indicadores, identificar e priorizar problemas públicos utilizando metodologias eficazes e participativas, construir políticas públicas alinhadas aos desafios locais, planejar ações e projetos com foco em resultados e captação de recursos, além de defender orçamento e fortalecer institucionalmente os organismos municipais.
A formação aborda temas essenciais para a construção de políticas públicas eficientes. Entre eles, o diagnóstico baseado em evidências; a identificação e priorização de problemas públicos; o passo a passo para a elaboração de políticas públicas eficazes e o planejamento estratégico articulado a orçamento e captação de recursos. Toda a metodologia privilegia práticas, estudos de caso e dinâmicas que estimulam o diálogo e o intercâmbio de experiências entre gestoras de diferentes municípios.
Esse investimento na qualificação das gestoras dos OPMs é fundamental para ampliar a proteção das mulheres, fortalecer a rede de atendimento e articular políticas intersetoriais capazes de transformar realidades. “É muito importante para o Município participar desta formação para ampliar os conhecimentos sobre o planejamento de estratégias de políticas públicas para as mulheres”, afirmou a representante da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Barra dos Coqueiros, Isis Caroline.
A coordenadora de Políticas para as Mulheres de São Cristóvão, Raissa Rocha, também destacou a importância da formação promovida pela SPM para o planejamento das ações desenvolvidas no município. “Os conhecimentos adquiridos fortalecerão ainda mais os serviços que já são ofertados para as mulheres no município de São Cristóvão”, ressaltou.
Fonte, Secom – Estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


