O Governo de Sergipe segue focado na construção de um plano de transição energética para o estado. Com o propósito de compartilhar conhecimento nesse setor, nos dias 22 e 23 de maio, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) participaram de agendas relacionadas ao desenvolvimento energético em Foz do Iguaçu/PR. Na pauta, estiveram a assembleia ordinária do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME) e o evento CIBiogás Conecta, promovido pela empresa CIBiogás Energias Renováveis.

Fizeram parte dos assuntos debatidos no fórum durante a terça-feira, 22, projetos envolvendo gás natural, biomassa, biogás e biometano. As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), a descarbonização do transporte e os corredores sustentáveis também foram tema de debate. A programação incluiu ainda visitas técnicas, a exemplo da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.

“A agenda promovida pelo Fórum Nacional de Secretários foi uma experiência enriquecedora. Participamos de importantes discussões e visitas voltadas ao desenvolvimento energético. Esses encontros são fundamentais para visualizarmos na prática as tecnologias e inovações que estão moldando o futuro do setor energético no Brasil”, declarou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa.

Na quarta-feira, 23, a Sedetec e a Codise marcaram presença no CIBiogás Conecta, evento que reuniu empresas e agentes públicos com interesse no segmento de biogás e biometano. A programação do encontro contou com a apresentação de paineis sobre o panorama do biogás no Brasil, atributos do biogás e biometano e ambiente de tributos. Após as discussões, os participantes seguiram para visitas técnicas.

“As fontes renováveis já são uma realidade em nosso país. Portanto, o CIBiogás busca contribuir significativamente para a transição energética, ampliando as oportunidades e promovendo o uso de energia limpa através do biogás e biometano. Hoje, tivemos a chance de entender melhor o papel do CIBiogás nessas áreas”, explicou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.

Plano de Transição

A articulação em torno da construção do Plano de Transição Energética de Sergipe vem ocorrendo desde janeiro, com o envolvimento da Sedetec e de diversos outros atores do Governo de Sergipe. Entre as áreas mapeadas como potenciais, destaca-se a geração de biometano, através de aterros sanitários, além da produção de Hidrogênio Verde, através das plantas macrófitas nos lagos do Rio São Francisco. Nesse sentido, a experiência de outros estados vem sendo buscada como referência.

CIBiogás

A CIBiogás é uma instituição de ciência e tecnologia com foco em inovação, dedicada ao desenvolvimento do biogás como um recurso energético limpo e competitivo, e que visa promover o mercado de energias renováveis. Além disso, oferece serviços personalizados em toda a cadeia de biogás, como identificação de oportunidades de negócios, serviços de laboratório, estruturação de arranjo tecnológico, construção de modelos de negócios, entre outros.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil pode faturar até US$ 140 bilhões por ano com bioeconomia até 2032

    O estudo “O Potencial do Brasil na Bioeconomia do Conhecimento”, [...]

  • Guarda Municipal, Ministério Público de Sergipe e Energisa firmam cooperação para combater fiação e cabos clandestinos em Aracaju

    Com o objetivo de reduzir riscos de acidentes, proteger consumidores [...]

  • Brasil registra o menor déficit habitacional da história, aponta Ministério das Cidades

    A quantidade de famílias sem um imóvel próprio para morar [...]

  • Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões

    A chamada pública de projetos para a Região Nordeste, por [...]

  • Sema Aracaju participa da 2ª edição do ‘Tamo Junto’ com microchipagem e doação de mudas

    A Prefeitura de Aracaju realiza no próximo sábado, 20, a [...]