A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) está com o Edital de Chamamento Público nº 01/2025, voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em desenvolver o serviço de equoterapia em Sergipe. O objetivo da iniciativa é fortalecer a rede de atendimento às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista, garantindo acesso a um método terapêutico reconhecido por seus benefícios no desenvolvimento biopsicossocial dos usuários.

A equoterapia utiliza o cavalo como agente terapêutico em abordagens interdisciplinares, integrando áreas da saúde, educação e equitação. O edital prevê o repasse de R$ 126.307,00 para o custeio da organização selecionada, que deverá oferecer atendimento especializado nas modalidades de hipoterapia, educação/reeducação, pré-esporte e paraequestre.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância da ação para a ampliação da rede de proteção social no estado. “Estamos empenhados em promover políticas públicas inclusivas que garantam mais qualidade de vida para pessoas com deficiência. A equoterapia é um serviço fundamental, que além de reabilitação e socialização, proporciona avanços significativos no desenvolvimento motor e emocional dos beneficiários”, disse.

A coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Seasic, Suellen Grazielle, reforçou a relevância do edital para a ampliação do acesso ao serviço. “Essa iniciativa representa um avanço no fortalecimento das políticas intersetoriais externas para a pessoa com deficiência. A equoterapia contribui para o ganho de autonomia, autoestima e qualidade de vida dos usuários, e queremos garantir que mais pessoas possam ser beneficiadas por esse atendimento especializado”, enfatizou.

As OSCs interessadas devem apresentar suas propostas até 1º de março de 2025. O edital completo e mais informações sobre o processo de seleção podem ser acessados no site da Seasic e no Diário Oficial do Estado.
 

Fonte: SSP/SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil tem 2 milhões de pessoas que trabalham por meio de aplicativos

    Cerca de 2 milhões de pessoas trabalharam por meio de [...]

  • Rede de assistência social de Aracaju ajuda pessoas em situação de rua a reconstruir trajetórias

    Baiano que chegou a Aracaju em busca de novas oportunidades [...]

  • Divulgados os gabaritos do Encceja 2026

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [...]

  • Sistema Africano de Direitos Humanos é tema de curso em Sergipe

    Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro presidiu mesa de abertura do [...]

  • UFS realiza Fórum de Formação Docente nos dias 10 e 11

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, nos dias 10 [...]