Parceria firmada entre o governo estadual e a instituição financeira em dezembro de 2021 busca a elaboração de um diagnóstico para o sistema de saneamento no estado

O governador Belivaldo Chagas recebeu nesta quarta-feira (14) representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para debater alinhamentos relacionados ao sistema de saneamento do estado. O encontro pautou a evolução do contrato firmado entre o banco e o Governo de Sergipe em dezembro de 2021, voltado à consultoria técnica e à captação de recursos.

Desde a assinatura do contrato, a instituição financeira vem produzindo um diagnóstico do sistema de saneamento em Sergipe. De acordo com a equipe técnica do BNDES, os resultados dos estudos de viabilidade devem ser apresentados ainda no primeiro trimestre de 2023.

“O mais importante é poder dizer que lançamos a semente através desse contato com o BNDES. É fundamental procurar caminhos, porque muitos recursos foram captados e muitos investimentos foram feitos. Duplicamos a adutora do Piauitinga, estamos destinando milhões para a adutora do Sertão. Mas muito mais precisa ser feito, e é muito importante também estreitar a relação com a sociedade”, pontuou o governador Belivaldo Chagas.

O titular da Superintendência Especial de Parcerias Público-Privadas do Estado (Superpar), Oliveira Júnior, ressaltou o histórico da parceria entre o Governo de Sergipe e o BNDES. “O governador entendeu que a importância desse estudo é deixar um legado para a próxima gestão. Foi um contrato firmado um ano atrás, que deu certo e que já vem resultando em estudos preliminares. A questão do saneamento é ampla e sua resolução passa por um caminho técnico e qualificado, sobretudo contando com a parceira de instituições da relevância do BNDES”, frisou.

“Estamos bem encaminhados no diagnóstico, avançando no projeto de Engenharia. A ideia é que possamos trazer esse estudo até o primeiro trimestre de 2023, incluindo a definição de modelos”, destacou Luciene Machado, chefe do Departamento da Estruturação de Projetos de Saneamento do BNDES.

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo, sublinhou o propósito da colaboração entre as instituições de oferecer os melhores serviços à sociedade. “Recebemos os dois primeiros estudos, sendo o primeiro o levantamento técnico e o segundo o jurídico. Ainda estamos no aguardo do estudo financeiro. Nesse processo, já pudemos sugerir uma modelagem, sempre tendo como foco a universalização dos serviços de saneamento”, enfatizou.

FONTE: ASCOM GOVERNO DE SERGIPE 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe sediará espetáculo inédito de luzes e tecnologia com o Festival SE Mapping

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Acordo com 21 estados compartilha em tempo real notas fiscais dos combustíveis

    Em nova frente de ação para conter a alta abusiva [...]

  • ASÍ Clinic Estética é inaugurada em Sergipe com protocolos internacionais inéditos na região.

    A clínica já nasce como referência ao integrar técnicas Coreanas [...]

  • Com chancela oficial da Fórmula 1 no Brasil, BeFly amplia acesso de sergipanos ao GP de São Paulo

    Após o início oficial da temporada 2026 da Fórmula 1, [...]

  • Pela primeira vez, Aracaju conquista o título de Cidade Árvore do Mundo

    Aracaju conquistou, pela primeira vez, o título “Tree City of [...]