O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, foi recebido pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para tratar do andamento de projetos prioritários no estado. Realizado na sede do Ministério, em Brasília, o encontro também teve como pauta a liberação de recursos para a construção da Adutora do Leite, no alto sertão sergipano, e contou com a presença dos senadores Alessandro Vieira e Laércio Oliveira.
Fábio agradeceu o diálogo produtivo e de soluções que o Ministério tem mantido com Sergipe e a atualizou sobre a construção da ponte Neópolis (SE) – Penedo (AL) e o andamento das obras do PAC, principalmente o Canal de Xingó e a duplicação das rodovias BR-101 e 235. A ministra integra o conselho de Monitoramento e Acompanhamento do PAC e, segundo o governador, sempre manteve as portas abertas às demandas do estado. O governo do presidente Lula destinou R$ 136,6 bilhões para Sergipe dentro do Programa.
Adutora do Leite
Fábio Mitidieri também apresentou a Simone Tebet o titular da recém-criada Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe, Júlio Filgueira, que por sua vez explicou a importância da construção da Adutora do Leite para os sergipanos e solicitou apoio da Pasta para a liberação de recursos da ordem de R$ 100 milhões.
A adutora vai levar água bruta do Rio São Francisco até Santa Rosa do Ermírio (SE), com a construção de pequenas barragens ao longo do caminho e uma grande barragem em seu destino final. A expectativa é duplicar a quantidade de leite produzido na região. Destaca-se que Sergipe tem a segunda maior produtividade leiteira do Brasil.
No ano de 2023, o Governo de Sergipe fez articulações com o apoio da bancada sergipana no Congresso Nacional, junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e às Comissões Temáticas do Congresso com o objetivo de captar recursos de emendas para a execução dessa importante obra. A solicitação feita à ministra é para que possa ser garantida a articulação e a agilidade necessária, dentro dos trâmites da União, para que parte dos valores já possa ser liberada e a obra possa ser iniciada ainda este ano.
Novos projetos
O governador Fábio Mitidieri e o secretário Júlio Filgueira também adiantaram à ministra Simone Tebet projetos estratégicos que estão sendo gestados com o objetivo de atender demandas de desenvolvimento e diversificação da economia de Sergipe – como a dinamização de uma rota turística pelo litoral sergipano, interligando os estados da Bahia e de Alagoas e o fortalecimento de uma nova rota de escoamento de commodities da região do Matopiba (fronteira com forte vocação agrícola na região entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) via Sergipe, na perspectiva da ampliação do Complexo Portuário – para que possam ser incluídos nos planejamentos de médio e longo prazo do Governo Federal que tenham o mesmo objetivo. Ela destacou a importância de alinhamento com os Planos de Desenvolvimento Regional, encaminhados ao Congresso Nacional, pediu acompanhamento dos senadores e se comprometeu em apoiar as iniciativas.
Por Sergipe, também participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Jorginho Araujo, e os secretários-executivos de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Menezes, e de Representação de Sergipe em Brasília, Luciano Filho. Pelo Ministério, ainda estiveram presentes os secretários de Articulação Institucional, João Villaverde, de Orçamento Federal, Paulo Bijos, Nacional de Planejamento (adjunta), Virgínia de Angelis, e de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (adjunta) Vanessa Carvalho.