O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira Pinto, solicitaram apoio do ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), para autorização da publicação do edital de licitação para construção do Canal de Xingó. Quando concluída, a obra deve garantir o abastecimento de água para consumo humano e atividades produtivas que devem beneficiar três milhões de pessoas em municípios da Bahia e de Sergipe.

Durante o encontro, realizado na tarde de ontem, 18, na sede do TCU, em Brasília, o ministro foi muito receptivo aos esclarecimentos e se comprometeu em analisar de forma célere a documentação.

A Codevasf aguarda avaliação do TCU a respeito da necessidade de conclusão do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) antes da abertura da licitação da obra inicial. Fábio e Marcelo explicaram que a Codevasf já contratou o PDR (que deve ser finalizado até o fim do ano) e que o novo Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) – que deve vigorar em breve – permitirá que a Companhia possa agilizar o processo licitatório sem prejuízo, pois ela poderá suspendê-lo até que o plano seja entregue.

“O projeto tem alguns questionamentos do TCU e a gente veio aqui junto com o presidente da Codevasf pleitear para que fosse destravado, com o intuito de dar celeridade no processo de análise para que a gente possa assinar a ordem de serviço e iniciar a licitação. Gostaria de agradecer a receptividade do ministro e aguardamos sua análise para buscar o início efetivo dessa obra tão importante”, resumiu o governador.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe já arrecadou mais de R$ 190 milhões de ICMS por indústrias incentivadas pelo PSDI em 2025

    O Governo de Sergipe arrecadou mais de R$ 190 milhões [...]

  • Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na [...]

  • Mobilização nacional dos conservadores foi muito maior no 7 de setembro

    Mesmo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), temporariamente inelegível e [...]

  • NORBERTO PINTO – “Existem valores e bandeiras que precisam ser defendidos em todas as esferas”

    Pastor explica que “preconceito velado” com as Igrejas é por [...]

  • Editorial – Instabilidade política “sepulta” independência e harmonia entre os Poderes

    O ambiente de instabilidade que vivenciamos em nosso País, cada [...]