O Governo do Estado realiza na terça-feira, 22, das 14h às 17h, no Hotel Vidam, em Aracaju, o evento ‘Construindo o Futuro – Sergipe evoluindo com a metodologia BIM’, que marca o lançamento da implementação do Building Information Modeling (BIM) como política pública estadual. A ferramenta representa a transformação digital da gestão de obras no Estado, promovendo mais transparência, economia e eficiência no uso dos recursos públicos, bem como entregas de qualidade para a população.

Organizado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e em parceria com a Autodesk, a Deskgraphics Consulting e a PARS, o evento será um espaço de diálogo e aprendizado. Voltado a servidores estaduais e municipais, gestores públicos, profissionais e estudantes da área da construção civil, o encontro vai apresentar as diretrizes da nova metodologia e seu impacto na transformação da gestão pública.

O Governo de Sergipe tem se preparado para esse momento desde o final de 2023, quando publicou o Decreto nº 368/2023, que institui a obrigatoriedade gradual do BIM a partir de 2025. Em dezembro do ano passado,  o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) realizou a 1ª Conferência BIM Sergipe, reunindo centenas de profissionais e estudantes no Centro de Convenções AM Malls e disseminando conhecimento e experiências de diversos locais do Brasil relacionados ao tema.

“A adoção do BIM permitirá redução de custos, menor número de aditivos contratuais e mais agilidade na execução das obras públicas. O lançamento oficial contará com demonstrações, apresentações técnicas e será também um momento de articulação com os 75 municípios sergipanos e com a iniciativa privada”, detalha o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PF deflagra nova fase de operação que apura fraudes no INSS

    A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação [...]

  • Sergipe brilha na França com Mestrinho e Amorosa no Festival Internacional do Forró de Raiz

    Sergipe está presente de forma marcante na cena internacional da [...]

  • Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

    A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta em agosto, [...]

  • Hospital do Câncer de Sergipe avança com 96% da obra física concluída

    O Hospital do Câncer de Sergipe, localizado no bairro Capucho, [...]

  • Governo de Sergipe sanciona lei que garante abono do Fundef para mais de 18 mil professores da rede estadual

    Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 12, no Palácio dos Despachos, [...]