O Governo do Estado realiza na terça-feira, 22, das 14h às 17h, no Hotel Vidam, em Aracaju, o evento ‘Construindo o Futuro – Sergipe evoluindo com a metodologia BIM’, que marca o lançamento da implementação do Building Information Modeling (BIM) como política pública estadual. A ferramenta representa a transformação digital da gestão de obras no Estado, promovendo mais transparência, economia e eficiência no uso dos recursos públicos, bem como entregas de qualidade para a população.

Organizado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e em parceria com a Autodesk, a Deskgraphics Consulting e a PARS, o evento será um espaço de diálogo e aprendizado. Voltado a servidores estaduais e municipais, gestores públicos, profissionais e estudantes da área da construção civil, o encontro vai apresentar as diretrizes da nova metodologia e seu impacto na transformação da gestão pública.

O Governo de Sergipe tem se preparado para esse momento desde o final de 2023, quando publicou o Decreto nº 368/2023, que institui a obrigatoriedade gradual do BIM a partir de 2025. Em dezembro do ano passado,  o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) realizou a 1ª Conferência BIM Sergipe, reunindo centenas de profissionais e estudantes no Centro de Convenções AM Malls e disseminando conhecimento e experiências de diversos locais do Brasil relacionados ao tema.

“A adoção do BIM permitirá redução de custos, menor número de aditivos contratuais e mais agilidade na execução das obras públicas. O lançamento oficial contará com demonstrações, apresentações técnicas e será também um momento de articulação com os 75 municípios sergipanos e com a iniciativa privada”, detalha o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hospital Primavera reúne especialistas em cardiologia pediátrica para celebrar avanços e fortalecer conexões

    Em um momento de reconhecimento, troca de experiências e celebração [...]

  • Jó do Sobrado destaca trabalho de Cláudio na Saúde e declara apoio à candidatura

    A atuação de Cláudio Mitidieri à frente da Secretaria de [...]

  • Na 25ª Parada LGBTQIAPN+, Érica Mitidieri destaca respeito, cidadania e escuta

    A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, [...]

  • Feminicídio, Santuário e Capoeira: Kitty Lima reforça campanha com ênfase em projetos aprovados na Alese

    Após o lançamento oficial da candidatura para as eleições 2026 [...]

  • Simples Nacional: empresas têm até 30 de setembro para optar pelo regime em 2027

    Nesta terça-feira (1º) teve início o prazo para micro e pequenas [...]