Gabinete visa a legalidade, eficiência e economicidade nos procedimentos relacionados a compras, contratações e logística

Tendo em vista o papel estratégico que as licitações, os contratos administrativos e a logística possuem para a Administração Pública Estadual, o governador Fábio Mitidieri criou o gabinete de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (GCLOG), no âmbito da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O decreto que regulamenta o gabinete foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 13.

O secretário-chefe do Gabinete de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (GCLOG), Walter Pereira Lima, informa que com a criação desse gabinete, o Governo do Estado passa a controlar melhor os gastos públicos e tornar os processos mais ágeis para atender as demandas de toda a Administração Pública.

Walter ressalta que o objetivo é que, através da centralização, o Estado possa maximizar os pedidos de todos os órgãos para um único processo, adotando dinâmicas que visam à economicidade. “O gabinete de gestão terá o poder de centralizar todas as ações do governo nessas áreas”, enfatiza.

Entre as competências do gabinete estão a administração centralizada de licitações, contratos e compras governamentais; a articulação com órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual visando à legalidade, eficiência e economicidade nos procedimentos relacionados a compras, contratações e logística; a elaboração de minutas de editais de licitações e seus respectivos contratos; e a instauração de procedimentos administrativos para apuração de atos irregulares em licitações, contratações diretas ou contratos de competência da GCLOG.

Em casos especiais de projetos de aquisição ou contratação de serviços considerados de impacto social e de celeridade na contratação, a fase interna do procedimento licitatório deve ser conduzida pela GCLOG, mediante termo formal ajustado com o órgão ou entidade originária da demanda.

Ficam diretamente subordinadas ao Gabinete de Gestão todas as unidades administrativas que tratam da Lei nº 5.280, de 29 de janeiro de 2004, que dispõe sobre a Superintendência-Geral de Compras Centralizadas (SGCC), da Sead.

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DE SERGIPE 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil tem 2 milhões de pessoas que trabalham por meio de aplicativos

    Cerca de 2 milhões de pessoas trabalharam por meio de [...]

  • Rede de assistência social de Aracaju ajuda pessoas em situação de rua a reconstruir trajetórias

    Baiano que chegou a Aracaju em busca de novas oportunidades [...]

  • Divulgados os gabaritos do Encceja 2026

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [...]

  • Sistema Africano de Direitos Humanos é tema de curso em Sergipe

    Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro presidiu mesa de abertura do [...]

  • UFS realiza Fórum de Formação Docente nos dias 10 e 11

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, nos dias 10 [...]