O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou, na última quarta-feira, 28 de fevereiro, a Portaria MPA nº 427/2025, que institui o Núcleo de Gerenciamento e Execução (NGE), do Programa Nacional de Regularização de Embarcações de Pesca (Propesc). O objetivo do NGE é executar ações de vistoria de embarcações de pesca, capacitação e atualização da base de dados do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), além de assegurar a continuidade das análises para concessão e renovação das Autorizações de Pesca.

A portaria estabelece as competências das áreas técnicas do NGE, que terá caráter deliberativo, e funcionará como uma unidade da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura do MPA, responsável pela coordenação do Propesc.

“Com a criação do NGE e a execução do PROPESC, esperamos cada vez mais promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca, incentivando o cumprimento das normas de ordenamento, monitoramento e controle da atividade pesqueira, no combate à pesca ilegal, não reportada e não regulamentada”, afirmou Elielma Bocem, diretora do Departamento do Registro e Monitoramento da Pesca e Aquicultura/MPA.

Embarcações – nesta quinta-feira (27/2), o MPA publicou a Portaria MPA nº 428/2025 com a lista das embarcações inscritas, habilitadas e não habilitadas para a pesca especial temporária da tainha em 2025 . As embarcações não habilitadas tem até 5 dias para entrar com recurso.

Clique e acesse as portarias:

Portaria MPA nº 427/2025

Portaria MPA nº 428/2025

 

 

Fonte: Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Falta de água em Aracaju reforça importância da caixa d’água: Ferreira Costa orienta sobre prevenção e armazenamento seguro

    Diversos bairros de Aracaju vêm enfrentando falta de água nos [...]

  • Conferência Estadual de Assistência Social reafirma compromisso do Governo de Sergipe com políticas públicas de inclusão

    A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Governo [...]

  • PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3, de 2021, [...]

  • TCU E MINISTÉRIO DAS CIDADES: DIRETRIZES E RECURSOS PARA TORNAR CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

    A decisão do TCU me chamou atenção pela sua franqueza. [...]

  • Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS de empregadas domésticas

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia nesta quarta-feira [...]