O governo federal anunciou, na noite desta terça-feira (6), o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)  para dois salários mínimos. É o segundo aumento na isenção desde o início deste governo.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00 e agora vai para R$ 2.824,00. “A falta de atualização da tabela, ao longo de tantos anos, fez com que os brasileiros pagassem cada vez mais Imposto de Renda, retirando dinheiro das famílias”, afirmou o Ministério da Fazenda.

Conforme explicou a pasta, o contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824,00 mensais será beneficiado com a isenção porque, dessa renda, subtrai-se o desconto simplificado, de R$ 564,80, resultando em uma base cálculo mensal de R$ 2.259,20, ou seja, exatamente o limite máximo da faixa de alíquota zero da nova tabela.

A Medida Provisória nº 1.206/24, com a alteração, foi encaminhada ao Congresso Nacional nesta terça-feira. A MP, no entanto, já está publicada no Diário Oficial e, portanto, já está valendo. No entanto, precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • TRE-SE realiza 3º Consciência Negra em Diálogo no dia 19

    O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizará, no dia [...]

  • Mesários que faltaram ao segundo turno têm até 24 de novembro para justificar ausência

    O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) informa que as [...]

  • MPF recomenda a laboratório que mantenha remédio para epilepsia até junho de 2027

    O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à empresa Abbott [...]

  • Estiagem severa afeta mais de 82 mil pessoas em Sergipe

    A escassez de chuvas atinge severamente o estado de Sergipe, [...]

  • MPT e CBG renovam cooperação em defesa da integridade no esporte

    Iniciativa busca promover ambientes esportivos livres de assédio, discriminação e [...]