O governo federal anunciou, na noite desta terça-feira (6), o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)  para dois salários mínimos. É o segundo aumento na isenção desde o início deste governo.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00 e agora vai para R$ 2.824,00. “A falta de atualização da tabela, ao longo de tantos anos, fez com que os brasileiros pagassem cada vez mais Imposto de Renda, retirando dinheiro das famílias”, afirmou o Ministério da Fazenda.

Conforme explicou a pasta, o contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824,00 mensais será beneficiado com a isenção porque, dessa renda, subtrai-se o desconto simplificado, de R$ 564,80, resultando em uma base cálculo mensal de R$ 2.259,20, ou seja, exatamente o limite máximo da faixa de alíquota zero da nova tabela.

A Medida Provisória nº 1.206/24, com a alteração, foi encaminhada ao Congresso Nacional nesta terça-feira. A MP, no entanto, já está publicada no Diário Oficial e, portanto, já está valendo. No entanto, precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aracaju recebe Feira de Flores de Holambra para celebrar a chegada da primavera com mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais a partir de R$ 5

    A capital sergipana já sente o clima da estação mais [...]

  • BeFly Aracaju lança primeira viagem à Disney exclusiva para adolescentes

    Adolescentes sergipanos terão uma nova opção para conhecer a Disney [...]

  • Desafio Cohab Premium da Mídia reúne imprensa, influenciadores e nomes do automobilismo em Aracaju

    Velocidade, integração e entretenimento marcaram a 8ª edição do Desafio [...]

  • Bets começam a informar bancos sobre R$ 1,3 bilhão a devolver

    As empresas de apostas on-line autorizadas a operar no Brasil [...]

  • Maior leilão do pré-sal termina com sete dos 13 blocos arrematados

    O maior leilão de blocos de exploração e produção de [...]