O governo federal anunciou, na noite desta terça-feira (6), o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)  para dois salários mínimos. É o segundo aumento na isenção desde o início deste governo.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00 e agora vai para R$ 2.824,00. “A falta de atualização da tabela, ao longo de tantos anos, fez com que os brasileiros pagassem cada vez mais Imposto de Renda, retirando dinheiro das famílias”, afirmou o Ministério da Fazenda.

Conforme explicou a pasta, o contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824,00 mensais será beneficiado com a isenção porque, dessa renda, subtrai-se o desconto simplificado, de R$ 564,80, resultando em uma base cálculo mensal de R$ 2.259,20, ou seja, exatamente o limite máximo da faixa de alíquota zero da nova tabela.

A Medida Provisória nº 1.206/24, com a alteração, foi encaminhada ao Congresso Nacional nesta terça-feira. A MP, no entanto, já está publicada no Diário Oficial e, portanto, já está valendo. No entanto, precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estácio oferece acompanhamento nutricional gratuito a pessoas com fibromialgia

    Conviver com a fibromialgia significa enfrentar dores persistentes, limitações e [...]

  • Ricardo Marques questiona como serão cobradas as contas de água durante o racionamento na Grande Aracaju

    Com o início do racionamento de água previsto para a [...]

  • Segurança pública mobiliza mais de 3.600 profissionais para garantir atendimento e proteção durante Pré-Caju 2026

    A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE) coordenará a [...]

  • Inflação perde força e fica em 0,14% em outubro; conta de luz cai

    A bandeira verde na conta de luz e o custo [...]

  • Sergipe já repassou mais de R$ 1,5 bilhão para os municípios em 2026

    Valores são resultado da arrecadação do Imposto sobre Circulação de [...]