O governo federal anunciou, na noite desta terça-feira (6), o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)  para dois salários mínimos. É o segundo aumento na isenção desde o início deste governo.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00 e agora vai para R$ 2.824,00. “A falta de atualização da tabela, ao longo de tantos anos, fez com que os brasileiros pagassem cada vez mais Imposto de Renda, retirando dinheiro das famílias”, afirmou o Ministério da Fazenda.

Conforme explicou a pasta, o contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824,00 mensais será beneficiado com a isenção porque, dessa renda, subtrai-se o desconto simplificado, de R$ 564,80, resultando em uma base cálculo mensal de R$ 2.259,20, ou seja, exatamente o limite máximo da faixa de alíquota zero da nova tabela.

A Medida Provisória nº 1.206/24, com a alteração, foi encaminhada ao Congresso Nacional nesta terça-feira. A MP, no entanto, já está publicada no Diário Oficial e, portanto, já está valendo. No entanto, precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe entrega primeira ressonância magnética pública do interior e amplia estrutura do Hospital Regional de Itabaiana

    Nesta quinta-feira, 25, o governador Fábio Mitidieri entregou, em Itabaiana, [...]

  • Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

    Subiu para 188 o número de mortos na Venezuela devido aos dois [...]

  • Prefeita Emília Corrêa conhece projeto que vai restaurar o Palácio Inácio Barbosa

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, recebeu nesta quinta-feira, 25, [...]

  • Copa 2026: Rodada de hoje encerra primeira fase dos grupos G, H e I

    A terceira e última rodada da fase de grupos da [...]

  • Riachuelenses se alegram com ponto turístico revitalizado pelo Governo do Estado

    A devoção e a fé católica dos moradores de Riachuelo, [...]