Decreto foi publicado hoje no Diário Oficial

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O governo federal qualificou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no seu programa de privatizações, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. O objetivo da medida é possibilitar a realização de estudos e a avaliação de alternativas de parcerias da EBC com a iniciativa privada, além de propor ganhos de eficiência e resultados para a empresa, para “garantir a sua sustentabilidade econômico-financeira”.

O Decreto nº 10.354/2020, com a qualificação, foi publicado hoje (21) no Diário Oficial da União. O prazo para conclusão dos trabalhos será de seis meses, prorrogáveis pelo mesmo período.

Os estudos deverão ser elaborados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e caberá ao Conselho do PPI aprová-los. Um comitê interministerial vai acompanhar e opinar sobre os estudos. Ele será composto por um representante da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, um do Ministério da Economia e dois da Secretaria de Governo da Presidência da República. O BNDES e a EBC também serão convidados para o comitê.

Empresa Brasil de Comunicação é uma empresa pública federal, criada em 2007, para fortalecer o sistema público de comunicação e dar efetividade ao princípio constitucional de complementaridade entre o sistema público, privado e estatal de comunicação.

EBC é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência NacionalRádio MEC AMRádio MEC FMRádio Nacional do Alto SolimõesRádio Nacional da AmazôniaRádio Nacional de Brasília AMRádio Nacional FM de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

EBC também presta serviços de comunicação governamental por meio da TV BrasilGov e do programa de rádio A Voz do Brasil, retransmitido por todas as estações de rádio brasileiras. A empresa ainda é responsável por administrar a Rede Nacional de Comunicação Pública/RNCP, que é composta por mais de 40 emissoras parceiras e quatro geradoras próprias.

Edição: Valéria Aguiar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe se reúne com ministro da Casa Civil para inclusão da Adutora do Leite e da segunda ponte Aracaju–Barra no Novo PAC

    O Governo de Sergipe apresentou, nesta segunda-feira, 9, duas obras [...]

  • Prefeitura fortalece atendimento domiciliar em saúde com foco no cuidado humanizado

    O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), ofertado pela Prefeitura de [...]

  • Fevereiro Roxo chama atenção para lúpus e reforça importância do diagnóstico precoce

    O Fevereiro Roxo é uma campanha nacional voltada à conscientização [...]

  • Mercado reduz previsão da inflação para 3,97% este ano

    A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de [...]

  • Prefeitura libera faixa da Beira Mar e obra da ponte Godofredo Diniz segue em ritmo avançado

    A obra de duplicação da ponte Godofredo Diniz, executada pela [...]