O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, realizou nesta quarta-feira, 31, visitas ao Hospital da Criança José Machado de Souza e à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, para conferir de perto a organização e o funcionamento dos serviços especializados no atendimento pediátrico e materno-infantil.

A exemplo dos demais estados da Federação, Sergipe tem sofrido com um surto sazonal de doenças respiratórias, que tem levado o Governo do Estado a tomar medidas emergenciais para garantir a assistência integral nas unidades especializadas em atendimento infantil.

Somente nesses primeiros cinco meses, o número de leitos pediátricos abertos em todo o estado para responder ao surto de síndromes gripais já é superior ao total aberto durante a pandemia da Covid-19. Até o momento, já foram ativados 52 novos leitos no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), no Hospital Santa Isabel, e no Hospital Regional de Estância. A expectativa é que novos leitos sejam abertos nos próximos dias, numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju.

“Conversei com os familiares, com as mães dessas crianças, e pude ver que elas têm aqui uma estrutura muito boa dentro do hospital, que não deixa a desejar em nada. É um hospital novo, porta aberta, que vem atendendo, inclusive, a baixa complexidade, para qual não foi concebido, mas que nesse momento é necessário. O que encontramos aqui hoje nos dá um alívio, um conforto, porque sabemos que as crianças estão sendo muito bem tratadas e bem cuidadas”, disse o governador, na saída do Hospital da Criança.

De acordo com ele, o desafio maior em relação ao surto deste ano está no tempo de permanência que as crianças têm demandado internadas, o que torna a rotatividade de leitos muito baixa. “É uma síndrome que tem sazonalidade, todo ano ocorre, porém, a diferença deste ano para os outros é que essa virose veio mais agravada. A criança que ficava dois, três dias em observação, está ficando às vezes dez, 15 dias, usando o mesmo leito. Ou seja, você tem uma rotatividade menor, daí a sobrecarga”, complementou.

Mitidieri também reforçou a preocupação da gestão estadual com a integração de esforços com a Prefeitura de Aracaju para fortalecer a rede assistencial na capital. A visita de hoje foi acompanhada também pelos secretários de Estado da Saúde, Walter Pinheiro; Especial da Comunicação, Cleon Nascimento; e Especial de Gabinete do Governador, Tiago Andrade.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Gigantes de Sergipe reúne cerca de mil carros e motos em feirão de três dias em Aracaju

    O mercado automotivo sergipano ganha uma grande vitrine entre os [...]

  • Operação da Polícia Civil identifica laboratório clandestino de anabolizantes

    A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de [...]

  • Famílias atípicas participam de encontro em Pacatuba

    Aconteceu nesta terça-feira (1), na Câmara de Vereadores, um encontro [...]

  • CBF anuncia amistosos da seleção brasileira contra Japão e Singapura

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, no fim da [...]

  • Senado: oposição obstrui e fim da escala 6×1 não vai a plenário

    Sem ter segurança sobre os votos necessários para aprovar a [...]