O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri solicitou o apoio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para que a política de redução de preços do Governo Federal possa beneficiar também o estado. Durante o encontro, nesta quarta-feira (24/5), em Brasília, Fábio também destacou a necessidade de se ampliar a oferta de gás para os municípios sergipanos, citando o caso da fábrica de fertilizantes Unigel, que precisa do insumo para voltar a operar.

“O Governo Federal teve a coragem de fazer a redução, de acabar com a dolarização dos combustíveis e nós queremos levar esse benefício à população. Infelizmente, a refinaria Matari decidiu não repassar para a Bahia e para Sergipe a redução no preço. Fazemos esse apelo ao senhor, que deixou muito claro que vai lutar por isso. Não tem como o Ministério fazer interferência direta e obrigatória, mas uma pressão justa e um apelo do Ministério nessa linha”, enfatizou o governador. “Em relação à fábrica, são 1.500 empregos diretos que estão ameaçados de serem perdidos por conta da questão do gás, por isso pedimos que nos ajude também nesse pleito”, acrescentou Fábio.

O ministro Alexandre Silveira lembrou que o Governo Federal tem feito um grande esforço para implementar uma política de preços justa — e que a Petrobras também conduz uma política de competitividade — que vão fazer com que os preços da gasolina, do gás de cozinha, do óleo diesel baixem. Ele se comprometeu em continuar buscando soluções para as duas demandas.

“Precisamos aumentar a oferta de gás para reindustrializar o país, para gerar emprego e renda, diminuir a desigualdade, ampliar a competitividade da nossa indústria, em especial, a indústria petroquímica e a indústria dos fertilizantes, para a gente ser autossuficiente do ponto de vista da nossa grande vocação, que é ser o celeiro da humanidade, do ponto de vista de alimentos”, disse Silveira. “A privatização dessa refinaria na Bahia, anos atrás, está fazendo com que não ocorra a redução do preço do combustível como está acontecendo em outros estados da Federação. Eu defendi publicamente que a Petrobras tem que estudar a possibilidade real de voltarmos a ter o controle dessa refinaria na Bahia para podermos ofertar também ao povo baiano e sergipano as vantagens de uma politica de preço justo e equilibrado no país”, informou.

A agenda contou ainda com a participação do senador Alessandro Vieira, da deputada federal Yandra Moura, do deputado estadual Cristiano Cavalcante, e dos secretários estaduais da Casa Civil, Jorginho Araujo; da Fazenda, Sarah Andreozzi; do Trabalho, Jorge Teles; e da Representação de Sergipe em Brasília, Luciano Filho. Pelo Ministério de Minas e Energia, também participou o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes.

 

Fonte: Governo de Sergipe

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estimativa de julho do IBGE aponta safra recorde em 2025, com alta de 16,3%

    O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira [...]

  • Governo de Sergipe impulsiona revitalização de estaleiro com missão no Rio de Janeiro

    Nesta sexta-feira, 15, uma comitiva do Governo de Sergipe realizou [...]

  • Caminho não é atalho: UFS inicia construção coletiva de políticas de ações afirmativas

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está trilhando um caminho [...]

  • Banese tem lucro de R$ 21,8 milhões no 1º trimestre do ano

    O Banco do Estado de Sergipe (Banese) obteve um lucro [...]

  • Prefeitura de Aracaju apresenta ao MPSE diagnóstico e ações de acolhimento a crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta quinta-feira, 14, [...]